sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Homenagem a Marylena Salazar hoje na Casa Cláudio de Souza

Tribuna de Petrópolis - 16/12/2011

Marylena: novo membro na APE
A escritora Marylena Salazar será homenageada hoje na Academia Petropolitana de Educação, às 19h, na Casa Cláudio de Souza, na Praça da Liberdade. A academia outorga à educadora petropolitana o título de Membro Honorário. Ela tem um projeto de incentivo à leitura que é desenvolvido em escolas públicas municipais desde 2009. A iniciativa tem o apoio da Tribuna de Petrópolis e da Sumaúma e já distribuiu quase três mil livros, entre eles a obra “Petrópolis, Cantos e Recantos”.
No projeto em que Marylena distribui livros, ela também ensina como trabalhar os temas propostos nas salas de aula. Dessa forma, ela promoveu jograis, peças de teatro, leituras poéticas e  composições de músicas. Entre as escolas visitadas estão o Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, Escola Municipal Robert Kennedy, Escola Germano Valente (Comac), Escola Monsenhor Gentil e Escola Municipal Abelardo de Lamare.
Outra obra famosa da escritora é “Histórias do Burrinho Mimoso”. Marylena Barreiras Salazar foi cronista da Tribuna de Petrópolis entre 1982 e 1992, o que lhe rendeu o livro Crônicas da Tribuna, uma coletânea de textos publicados no periódico. Salazar tem ainda no seu currículo os livros “Diário na Estação Termal”, “História de Índio”, “Volutas e Altas do Santo Domingo” e “Luz do Leste - Contos de Cabala”.
Petropolitana de nascimento, ela seguiu carreira no Rio de Janeiro, onde se graduou em Engenharia Química pela Universidade do Brasil (atual UFRJ). Cursou o Mestrado em Educação (UFRJ), tornou-se professora adjunta da instituição e passou a realizar pesquisas sobre a eficiência da didática. Em paralelo, iniciou sua atividade literária. É membro titular (cadeira nº 18) da Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni desde 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário