quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Novo acordo no comércio

Tribuna de Petrópolis - 21/12/2011

Na manhã de segunda-feira, em assembleia na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio, 40 funcionários dos mercados da cidade renovaram o acordo para abertura destes estabelecimentos nos feriados de 2012. O trabalho nestes dias dá direito a 100% de hora extra, lanche e vale transporte. Os dias inegociáveis, de acordo com Ernane Corrêa Magalhães, presidente da entidade, são o Natal, Ano Novo, Dia do Trabalhador e Dia do Comerciário.
Os dias em que os comerciários aprovaram a abertura no próximo ano são: terça-feira de Carnaval (21 de fevereiro), aniversário de Petrópolis, Sexta-feira Santa (6 de abril), Tiradentes, São Jorge, Dia do Colono Alemão, Independência, Nossa Senhora Aparecida, Finados, Proclamação da República e Dia da Consciência Negra. Como em 2012 ocorrem as eleições municipais, primeiro turno em 7 de outubro e segundo turno no dia 28 do mesmo mês, os mercados podem abrir, mas devem permitir a saída dos funcionários para votar.
Para aqueles que estão empregados em outras atividades do comércio, Ernane ressalta que o acordo já foi firmado através da Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012. Os feriados negociados foram: Aniversario de Petrópolis, Tiradentes, Dia do Colono Alemão, Independência, Nossa Senhora Aparecida, Proclamação da República e Dia da Consciência Negra. O trabalho nestes dias é facultativo, quem não comparecer nestes dias no emprego não poderá ser punido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário