terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Previsão de chuva forte na região até sexta-feira

Tribuna de Petrópolis - 27/12/2011 - com Fernanda Tavares

De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as chuvas se estendem por toda a semana. O tempo permanece instável inclusive nas praias da Região dos Lagos, para onde muitos petropolitanos viajam em busca de descanso. Até a passagem de ano, o volume de chuvas deve diminuir, segundo o meteorologista Henri Pinheiro.
“A previsão do tempo é uma estimativa e ganha maior confiabilidade a partir de 72 horas. É um pouco arriscado prever como será a virada do ano, mas creio que a chuva deve diminuir de intensidade. Ainda não é possível afirmar que haverá tempo firme. Nessa terça e quarta-feira, as chuvas terão maior volume. A tendência é de que se espalhe por todo o Rio de Janeiro. A semana no litoral será de tempo bastante fechado e pouco sol também”, comunicou Henri, que trabalha no Cptec.
As chuvas fortes podem cair sobre a Região Serrana até a próxima sexta-feira. Para hoje, a tendência é de que a temperatura fique estável em toda a Região Sudeste, com a possibilidade de pancadas de chuva no final da tarde no Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Amanhã, a chuva forte localizada deverá se concentrar no centro-oeste de SC, centro-oeste e noroeste do PR, MS, centro-oeste e norte de SP, Triângulo Mineiro, grande parte de MG (exceto o nordeste do estado), áreas serranas do RJ, norte do RJ, centro-sul e oeste do ES, GO, DF, TO, MT, sul do PA e do AM, AC e RO.
É importante ressaltar que a chuva forte prevista para a Região Sudeste será localizada e ocorrerá principalmente durante a tarde, noite e madrugada, devido ao forte aquecimento diurno. Esta característica é comum para esta época do ano, mas a chuva forte poderá ter alto poder destrutivo, dependendo da vulnerabilidade das áreas atingidas. A localização precisa e intensidade da chuva apenas poderão ser previstas com algumas horas de antecedência e apenas com a utilização de radares meteorológicos.
O aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê a ocorrência de acumulado significativo de chuva na Região Serrana até o início da tarde desta terça-feira. A previsão é de que em Petrópolis a temperatura máxima fique em 22 e a mínima em 18 graus. O tempo vai continuar nublado, mas podem ocorrer curtos períodos de sol. A probabilidade de chuva é de 87%. Amanhã, a instabilidade permanece e há 90% de chance de ocorrência de chuvas fortes na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário