Em campanha pelo fim da violência contra a mulher

Tribuna de Petrópolis - 21/12/2011

Mérilen Dias diz que a intenção é aproximar os homens da discussão
Foi realizada ontem, pela primeira vez em Petrópolis, a Campanha Brasileira do Laço Branco. A iniciativa pioneira foi promovida pelo Cram (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) e pelo Comdim (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher). A campanha trouxe o tema “Homens pelo fim da violência contra a mulher” e teve o objetivo de sensibilizar os petropolitanos para atuarem como multiplicadores desta proposta. Cartazes foram expostos na Praça da Liberdade, onde as conselheiras do Comdim fizeram panfletagem.
“A ideia de fazer a campanha surgiu em uma reunião do conselho, achamos interessante trazer a discussão para um espaço público e resolvemos fazer o evento hoje (ontem). Queremos mobilizar os homens e aproximá-los da questão. Temos um Centro de Referência desde 2007 que é muito pouco conhecido pela população. A campanha serve também para divulgar nosso espaço e o que estamos realizando”, declarou Mérilen Dias, coordenadora do Cram e presidente do Comdim.
Mérilen ressaltou que o números de atendimentos tem caído bastante, mas isso não quer dizer que as ocorrências também diminuíram. “Temos duas causas para essa queda de atendimentos. A primeira é que o lugar não é conhecido, as mulheres ainda não sabem que podem recorrer a nós. A segunda é motivada pela vergonha e o medo de procurar ajuda”, destacou ela. O Cram atende de 100 a 110 novos casos todo mês.
A Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e definiu cinco formas de agressão: violência física, violência patrimonial, violência sexual, violência moral e violência psicológica. De acordo com Mérilen, queixas das duas últimas são as que mais chegam ao centro de referência. O Cram ainda mantém parceria com a 105ªDP e a 106ªDP, além da Promotoria de Investigação Penal de Petrópolis, ligada ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
“Estamos tentando montar uma rede de atendimento, o que ainda não existe na cidade. Já no mês de janeiro vamos voltar a reivindicar a instalação de uma delegacia especializada em atendimento à mulher. O Cram é ligado diretamente ao gabinete do prefeito e ele nos garantiu que apoiará a busca por essa unidade”, salientou Mérilen.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros