Festival Gastronômico do Valparaíso no fim

Tribuna de Petrópolis - 02/12/2011

O empresário Bernardo Filho comemora os resultados da primeira edição
Termina neste fim de semana o I Festival do Centro Gastronômico do Valparaíso e o clima é de festa entre os empresários que promovem o evento. Participaram desta primeira edição os restaurantes Armazém 646, Enoteca Santo Vinho - Vinho Santo, Kinpai, Olivinho, Sushi Petro e Bendita Garrafa. A avaliação positiva conta com 18 reportagens e notas publicadas em jornais impressos de Petrópolis e do Rio de Janeiro e inserções comercias na TV local. Para Bernardo Filho, um dos empresários organizadores, foi a veiculação na mídia que deu vida ao festival.
Todos estão satisfeitos com o resultado do festival e agradecemos muito ao apoio da imprensa nessa primeira edição. Mas, antes do evento acontecer, o apoio maior veio da cervejaria Cidade Imperial e, assim, também agradeço pessoalmente ao diretores da empresa por todo o auxílio. A cervejaria foi a primeira a apostar no festival. E assim chegamos ao último fim de semana, com alguns restaurantes vendendo mais de 100 pratos só do festival”, destacou Bernardo Filho, da Enoteca Santo Vinho -Vinho Santo.
Para Bernardo, muita gente que não sabia da existência do centro gastronômico e não era cliente dos restaurantes da Rua Gonçalves Dias teve a oportunidade de conhecê-los nesse mês. “O movimento aumentou em 30%. Foi sensacional mesmo e superou todas as expectativas. Este sucesso foi um somatório de todas as forças que atuaram juntas no evento. Agora é comemorar, mas também planejar o II Festival, que já será maior que esse”, analisou ele.
O próximo Festival do Centro Gastronômico do Valparaíso será em setembro de 2012 e, além dos seis restaurantes desse ano, contará também com estabelecimentos do Centro Histórico. Outra novidade será a realização do 1º Concurso Chef Júnior, para crianças de 9 a 13 anos. O intuito é motivar as crianças a conhecerem a culinária. As inscrições começam em março e as eliminatórias serão em abril. A organização já conversa com patrocinadores para colocar um bom prêmio à disposição dos concorrentes.
“Vamos convidar ainda grandes chefs do país não para oficinas, mas para palestras e seminários que promovam uma troca de ideias e experiências com os profissionais de Petrópolis. Somando a isso, teremos a visita de enólogos, curso básico de vinhos e degustação. O curso, que hoje tem o valor de R$ 240, será gratuito. Se a pessoa tiver interesse em continuar nas outras fases aí terá que pagar. A programação do festival ainda vai crescer, essa é a tendência, e reflete o bom evento que tivemos nesse ano”, Comentou Bernardo Filho.
Cada restaurante apresenta uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, que integram o cardápio da festival. Na enoteca, o prato principal é o risoto de camarão. E risoto também é o destaque do Bendita Garrafa, só que de abóbora com carne seca. O Sushi Petro serve um combinado de sushis, sashimis e makimonos e o Kinpai, não fugindo da cozinha oriental, oferece salmão grelhado ao molho de maracujá. O Olivinho apresenta um spaghetti tre fungi e o Armazém 646  tem picanha ao Armazém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros