Três ambulâncias do Samu nas ruas até o fim de julho

Tribuna de Petrópolis - 22/05/2011


A secretária municipal de saúde, Aparecida Barbosa da Silva, anunciou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será implantado em toda a Região Serrana até o final de julho. Petrópolis receberá a Central de Regulação Médica e servirá de referência para todas as 16 cidades da região. A central será responsável pelo atendimento de todas as chamadas 192 efetuadas nos municípios do consórcio. A implantação do serviço foi discutida no último dia 11, em reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana (Cis-Serra), em Nova Friburgo.
“Teremos três ambulâncias: duas de atendimento básico e uma de avançado, assim como Nova Friburgo e Teresópolis. As demais cidades só terão uma unidade básica. O Samu é regional, deverá ser implantado em todos os municípios simultaneamente”, declarou a secretária. 
O local para a Central de Regulação Médica já está definido. Será na Avenida Barão do Rio Branco, em prédio que já é da Prefeitura, na entrada do Quarteirão Brasileiro. “É uma área de fácil acesso, ao lado do Corpo de Bombeiros. Foi um local muito bem pensado e planejado, por ser via de acesso aos distritos, e precisa ser equipado ainda com um bom sistema de rádio. Está nas estatísticas: 75% dos casos são resolvidos por telefone, 20% necessitam da ambulância com o suporte básico, com um enfermeiro, e somente 5% precisam da ambulância de atendimento avançado, que tem um médico”, disse Aparecida. 
A empresa que fará a obra no prédio já está contratada e falta somente o Ministério da Saúde enviar os recursos para a realização da intervenção e compra de equipamentos. O local deve estar pronto para funcionamento em dois meses. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) fará a capacitação dos profissionais para todas as cidades envolvidas no projeto. Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado, as prefeituras terão que arcar com 25% do financiamento.
Os outros municípios a serem também contemplados com a instalação do Samu são: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros