Banco de sangue sai em busca de novas doadoras

Tribuna de Petrópolis - 04/05/2011


Hoje, 70% dos doadores de sangue são do sexo masculino

O Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa faz campanha para atrair o público feminino. O ato em comemoração ao Dias das Mães vai até o próximo sábado. A campanha, que tem como tema Mãe, a vida que corre em suas veias pode salvar...basta doar, quer aumentar o número de doadoras e pretende fazer uma homenagem às mães. Somente 30% dos cadastros no banco são de mulheres, o que contrasta com números divulgados pelo Censo 2010: a população feminina supera em 13.925 o número de homens em Petrópolis.
“Durante a vida inteira, mãe é sinônimo de doação. Talvez o fato de se ocupar muito com o trabalho, os filhos e os serviços de casa afaste um pouco as mulheres das doações. Para lembrá-las da importância da atitude, fazemos questão de dizer que um pouquinho já é suficiente. Vamos oferecer uma rosa para as mulheres”, disse Marcela Zilves, enfermeira coordenadora técnica do Banco de Sangue.
Marcela destaca que doadores de todos os grupos sanguíneos são bem-vindos. Para quem ainda não tem o cadastro, basta levar um documento com foto, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50kg. Salientou ainda que, de acordo com as novas normas, não precisa mais estar em jejum. Ela aproveitou a oportunidade para esclarecer algumas dúvidas e boatos sobre as doações.
“O sangue não engrossa, nem afina. Doar não engorda e nem precisa fazer isso para a vida inteira, pois não vicia o corpo. Quem doa não pode ser contaminado. E após um ano da realização da tatuagem pode doar sangue”,  informou Marcela.
Ontem pela manhã, dois homens doavam sangue no Santa Teresa. O vendedor Bruno Furtado estava doando pela sétima vez e considera o ato muito importante. “A gente não sabe se vai precisar futuramente, por isso agora ajudo os outros”, disse ele. Já Luiz César de Oliveira, funcionário da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), disse que a empresa incentiva os trabalhadores a doar sangue. “Além disso eu tenho essa boa mania”, declarou Luiz, doador há seis anos. 
Quem quiser mais informações pode entrar em contato com o Banco de Sangue através do telefone 2245-2324. O atendimento no local é feito de segunda a sexta-feira, de 7 às 14h, e sábado de 7 às 11h. O endereço é Rua Paulino Afonso, 477. O banco de sangue serve não só ao Santa Teresa mas também a outros hospitais da cidade, como a Casa Providência, Hospital da Unimed e Pronto Socorro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros