Clube Musical Euterpe chega aos 110 anos e comemora a data com festa

Tribuna de Petrópolis - 28/05/2011

A comemoração do aniversário do clube foi celebrada com festa só para convidados, na sede, no Alto da Serra
Tradicionais e com presença marcante nas festas populares, as bandas musicais não se deixam levar pelas constantes mudanças do tempo. Uma centenária instituição de Petrópolis comemorou ontem 110 anos de criação e ainda realiza suas retretas (nome dado às exibições pela cidade). É o Clube Musical Euterpe, uma das mais antigas bandas do Estado do Rio de Janeiro, sediado no Alto da Serra. Para marcar a data, o clube realizou uma festa fechada para os músicos e seus familiares, além de convidados, na noite de ontem. A própria banda animou a festividade.
Aniceto Romão de Moraes Machado é o atual presidente do clube. Ele é músico da banda desde 1948. “Hoje, infelizmente, o governo municipal não ajuda muito, e sei que temos direito a uma verba federal para auxiliar nas despesas. Só que ela não tem sido repassada. Bandas de outros municípios já contam com os recursos. Fazemos bailes para angariar fundos e poder sustentar a banda. Os músicos não recebem salário, mas pagamos a passagem nos dias de ensaio e dividimos o pagamento das apresentações”, explicou Aniceto.
Há 15 anos como presidente administrativo, ele organiza os ensaios semanais da banda toda quinta-feira, entre 19h30 e 21h. Os 35 músicos, com gente dos 17 aos 88 anos, são regidos pelo professor Fabiano Maciel. Para quem quiser ingressar no seleto grupo de instrumentistas, durante toda a semana são oferecidas aulas de música: de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e de 17h às 19h. Um dos frutos do Euterpe é o arranjador, compositor, produtor musical e trombonista Vittor Santos.
O diretor Aniceto Machado lembra que as aulas não funcionam como um curso e são ministradas somente para os interessados em fazer parte do centenário conjunto. Quem quiser obter mais informações pode ligar para o clube: 2247-1580. O Euterpe fica na Rua Teresa, 1348, no Alto da Serra. Todo primeiro domingo do mês, a banda se apresenta na praça Luiz Furtado da Rosa, em Corrêas, entre 10h e 12h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros