Silmar defende Ouvidoria da Saúde

Tribuna de Petrópolis - 13/05/2011


Segundo Silmar, a nova ouvidoria ficará subordinada ao Conselho de Saúde

O vereador Silmar Fortes (PMDB) fez nesta semana uma indicação ao Executivo para que seja elaborado um projeto de lei que disponha sobre a criação da Ouvidoria da Saúde em Petrópolis. De acordo com ele, a criação desse órgão já estava prevista no Plano Municipal da área. A ouvidoria ficará subordinada ao Conselho Municipal de Saúde (ComSaúde). Agora cabe ao governo municipal preparar a lei e depois enviá-la à Câmara Municipal para aprovação.
“O conselho, junto com a Secretaria de Saúde, vai cuidar de todo o processo de criação da Ouvidoria. Vão convocar também as pessoas que quiserem colaborar e futuramente ocupar esta função. Vários municípios do Rio de Janeiro já têm o ouvidor da saúde, que é um instrumento democrático e participativo. E até a Câmara possui o Ouvidor do Povo”, disse Silmar Fortes.
Na reunião ordinária dos vereadores da última terça-feira, Márcio Muniz (PSC) e Gil Magno (PSB) comentaram a indicação de Silmar. Muniz disse que a criação da ouvidoria é muito importante e cuidará de uma área essencial. Ele lembrou também que o cargo não será remunerado e, assim, a procura das pessoas para ocupar a função não deve ser grande. Já Gil Magno destacou que a posição exigirá muito empenho e precisaria de uma compensação financeira.
“Esperamos agora que o Executivo aprecie a questão e envie um projeto de lei ao Legislativo para que seja atingida a meta prevista no Plano Municipal de Saúde. A ouvidoria servirá para que a população faça as suas sugestões, críticas, reclamações e até propostas de melhoria. Hoje, o Alcides Carneiro já tem a sua ouvidoria e vemos a necessidade do município de também ter a sua”, declarou o vereador.
Silmar conhece de perto os erros e acertos da saúde no município. Ele  trabalha no sistema público desde 1981, quando iniciou suas atividades no Hospital Municipal Nelson Sá Earp. O vereador Silmar Leite Fortes recebeu das mãos de Wagner Silva (PPS) uma Moção Congratulatória pelo Dia do Enfermeiro, durante a sessão plenária. Ele é formado em enfermagem pela Universidade Católica de Petrópolis, com especialização em Sanitarismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros