Ordem na região próxima da Câmara

Tribuna de Petrópolis - 10/05/2011


Consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes e confusão nas áreas de estacionamento são comuns na região

A Praça Visconde de Mauá e toda a área adjacente podem em breve receber um choque de ordem. A solicitação foi feita pelo vereador Wagner Silva (PPS), através de uma indicação ao Executivo aprovada na última semana pela Câmara Municipal. O objetivo do pedido é conseguir uma ação permanente para o local, que tem sido alvo de reclamações constantes de moradores e usuários. Conhecido popularmente como Praça da Águia, o espaço ainda fica em frente à entrada principal do ponto turístico mais visitado de Petrópolis, o Museu Imperial.
Além dos frequentadores dos prédios públicos da vizinhança da praça – Câmara Municipal, Centro de Cultura Raul de Leoni, Centro de Capacitação em Educação Frei Memória e Liceu Municipal –, os moradores dos apartamentos são os que mais sofrem com os distúrbios. Muitos jovens costumam se reunir e consumir bebidas alcoólicas no gramado da praça e nas escadarias da Câmara e do Centro de Cultura. O estacionamento nas ruas Irmãos D’Ângelo e Oscar Weinschenk também é questionado. 
“Essas ações devem se tornar mais frequentes, haja visto o que todos os funcionários da Câmara Municipal e pedestres presenciam em frente ao Palácio Amarelo. São situações desagradáveis envolvendo jovens de nossa cidade, com consumo livre de bebidas. A verba liberada para a implementação do GGI-M foi de R$ 894.568,00, por isso entendemos que o trabalho deve ser intensificado, a começar pelo resguardo da sede do Legislativo Municipal”, esclareceu Wagner Silva. 
Primeiro secretário da Câmara, Wagner salientou que a Portaria 1.190 estabeleceu a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGI-M com o objetivo de realizar ações pontuais para reforçar a segurança pública, como o reaparelhamento da Guarda Municipal e a criação da Guarda Comunitária, as ações em conjunto com a Polícia Militar e Civil e a inclusão de Petrópolis no Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).
Foram destacadas também as ações ocorridas na região do Itamarati e Cascatinha, com o objetivo de coibir o consumo de bebidas alcoólicas por menores, tráfico de drogas e excesso de barulho. Wagner Silva encaminhou ofícios ontem para o Juizado da Infância e Adolescência, Secretaria de Segurança Pública, GM, Polícia Militar e Civil. “O encaminhamento dos pedidos visa a fiscalização de toda a área. Não sou contra a permanência dos jovens, mas certas posturas deles”, disse Wagner.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros