Recusa em participar de pesquisa gera polêmica

Tribuna de Petrópolis - 21/05/2011

A pesquisa feita semanalmente pela Tribuna de Petrópolis com as farmácias da cidade foi o assunto comentado pelo médico e vereador João Tobias (PPS) na Câmara Municipal, durante a sessão de quinta-feira. Ele elogiou a reportagem, mas criticou o fato de três drogarias (Cristal, Galanti e Pacheco) terem se negado a participar da pesquisa. Segundo o vereador, o município já possui muitos pontos comerciais deste tipo, o que faz pensar que o ramo seja bem lucrativo.
“As farmácias que se recusaram a participar do levantamento não devem ter um preço diferenciado, por isso temem a concorrência. A publicação da pesquisa ainda se torna um benefício para as mesmas, pois sabendo o preço do concorrente é possível realizar as promoções. A reportagem vem mostrar o quanto é importante a pesquisa de preço pelos consumidores”, disse João Tobias.
O médico afirmou que sempre incentiva os seus pacientes a pesquisar os preços, principalmente dos medicamentos mais caros. Algumas farmácias conseguem bons descontos através de acordos com os laboratórios, como a compra de grande estoques. “As pessoas não podem entrar no primeiro local e comprar. É bom gastar um pouco mais de tempo e conseguir o mesmo produto por um valor menor”, concluiu ele.
O vereador Márcio Muniz (PSC) disse que a cidade já passou da quantidade de farmácias de que precisa e que a concorrência daqui pra frente tende a ser acirrada. “As grandes redes estaduais promovem uma competição forte. Com certeza, o número de drogarias está além da necessidade. Creio que, em breve, algumas estarão fechadas”, declarou ele.
Muniz afirmou que o livre comércio é importante e não pode ser violado, mas alguns remédios deveriam ser tabelados. Já o vereador Samir Yarak (PSC) chamou atenção para o crescente número de farmácias também nos bairros e distritos. “Na Posse, perto de onde eu moro, existem três drogarias muito próximas. A questão de esconder os preços atrapalha a concorrência e prejudica o consumidor”, concluiu ele.    
As drogarias Cristal e Galanti justificaram o não fornecimento dos valores por conta de alterações na tabela de preços das redes. Já a drogaria Pacheco informou que não obteve autorização da gerência geral para repassar os valores. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), são 49 as farmácias no Centro Histórico.

Centro pode ter mais uma farmácia
Um tradicional ponto comercial da cidade pode dar lugar a mais uma farmácia no Centro Histórico. O Mercado Delgado, que funciona há 39 anos na Rua Dr. Porciúncula e há 10 no mesmo local, será desativado em breve. O proprietário do estabelecimento, Hélcio Delgado, foi feirante antes de abrir a loja, em 1972, na esquina da Porciúncula com a Paulo Barbosa, até que o espaço ficou pequeno e ele teve que mudar de ponto. “Ainda não está certo o que vai ser aqui. A corretora fala em farmácia, mas pode ser um restaurante também”, declarou Hélcio. O comércio fecha as portas no dia 30 de maio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros