quinta-feira, 26 de maio de 2011

Campanha de vacinação já alcançou 65% do público alvo

Tribuna de Petrópolis - 26/05/2011


Apesar do esforço das equipes, a meta ainda não foi alcançada: campanha deveria ter terminado no dia 13 de maio

A campanha de vacinação contra a gripe se encerra nesta sexta-feira, 27 de maio. Até a tarde de segunda-feira, 36.577 pessoas foram vacinadas, o que corresponde a 64% da meta estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde. Já foram aplicadas duas mil doses da vacina em gestantes. Entre os profissionais de Saúde, a meta foi ultrapassada e chegou a 115%, correspondendo a 4.660 doses. Novos números da campanha devem ser repassados pelo departamento de epidemiologia na tarde de hoje.
Entre os dias 18 e 23 de maio, o número de pessoas vacinadas aumentou em 5.854, o que justificaria a prorrogação da campanha, que se encerraria inicialmente em 13 de maio. No grupo de idosos, já foram aplicadas 25.572 doses, correspondente a 58,52% do objetivo para esta faixa de idade. Nas crianças entre seis meses e menos de dois anos, já foram aplicadas 4.335 doses, sendo 74,84% do total. A Secretaria de Saúde quer vacinar cerca de 57 mil pessoas.
Além dos postos de saúde, a vacinação está sendo realizada no Hospital Alcides Carneiro e no Centro de Saúde. O governo municipal também realiza a vacinação de pessoas que estão impossibilitadas de comparecer a um local de atendimento. Após a campanha, por meio de um posto volante, as pessoas serão imunizadas na própria casa, basta ligar para o número 2246-6796 e solicitar a vacinação.
Os idosos e gestantes recebem uma única dose da vacina. Para as crianças, a vacinação é realizada em duas etapas. Na primeira vez, é aplicada meia dose e no mês subsequente os pais devem retornar ao posto de saúde para que elas recebam a aplicação da outra. A campanha espera vacinar 80% da população de idosos (60 anos ou mais), gestantes e crianças (seis meses a dois anos), com atendimento das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário