segunda-feira, 25 de abril de 2011

Devotos de São Jorge lotam salão de igreja para prestar homenagens em dia de festa

Tribuna de Petrópolis - 24/04/2011 - Colaborando em reportagem de Rogério Tosta


A tradicional festa de São Jorge, no Independência, foi cancelada por coincidir com o Sábado de Aleluia. A imagem do santo ficou no salão da igreja

Por ser Sábado de Aleluia, a festa de São Jorge em Petrópolis não aconteceu como nos anos anteriores no Alto da Independência, no entanto, os devotos puderam prestar sua homenagem ao santo, pois a imagem ficou durante todo o dia no salão da Igreja. A decisão de não realizar a festa foi tomada durante reunião do Conselho Paroquial, formado por moradores da Independência, e confirmada pelo pároco, Padre Carlos Silva de Oliveira e pelo bispo diocesano Dom Filippo Santoro, que ontem celebrou nesta igreja a missa da Vigília Pascal, lembrando a ressurreição de Jesus Cristo. 
Jefferson Oliveira dos Prazeres, policial militar, contou que há 10 anos visita a Igreja do Alto Independência, onde presta sua homenagem a São Jorge. “Sou devoto deste santo, pois ele tem me acompanhado ao longo da minha vida e me ajudado em muitos momentos”, afirmou o policial militar. A imagem do santo no salão da Igreja permitiu que os devotos fossem prestar sua homenagem e segundo informações de lideranças da comunidade, apesar de ontem ter sido Sábado de Aleluia, muitas pessoas visitaram a Igreja. 
O Padre Carlos Silva explicou que o Sábado de Aleluia é um dia que não há sacramentos (missa, casamentos, batizados e outros). “Toda Igreja aguarda ansiosa a ressurreição de Cristo. A Páscoa é a solenidade máxima do calendário cristão. Por isso todas as outras celebrações, como as festas dos santos, devem ser omitidas”, explicou o padre, ressaltando que as pessoas podem continuar ajudando, pois em junho foi realizar a festa junina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário