Último dia para justificar falta de voto

Tribuna de Petrópolis - 30/12/2010



Quem não votou no segundo turno das eleições de 2010 tem até hoje para regularizar a sua situação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e fazer a justificativa. Após este prazo, o eleitor deverá pagar multa de R$ 3,51. Em Petrópolis, a seção do Tribunal Regional Eleitoral – RJ (TRE) fica na Avenida Dom Pedro I, número 340, e estará aberta de 13 às 18 horas. Até segunda-feira (27), o TSE registrou 10.179.201 justificativas de eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno.
“A procura para justificar o voto é ínfima perto da abstenção registrada na cidade. O prazo é somente para quem tem alguma documentação que comprove a ausência no segundo turno das eleições. Quem não conseguir a justificativa terá que pagar a multa”, afirmou Octávio Vieira Baptista, do TRE de Petrópolis.
A Zona Eleitoral de número 227, que reúne eleitores dos bairros Castelânea, Coronel Veiga, Cremerie, Duques, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Taquara, registrou até essa quarta-feira 103 justificativas de voto. 
Para justificar, basta procurar um dos cartórios eleitorais ou postos de atendimento ao eleitor munido do título e preencher um requerimento. O formulário pode ser impresso por meio dos sites do TSE ou nos tribunais regionais de cada Estado. 
O formulário para o Requerimento de Justificativa Eleitoral pode ser obtido gratuitamente e enviado ao juiz da respectiva zona eleitoral do eleitor. No preenchimento, devem ser informados o nome completo do eleitor, data de nascimento, filiação, número do título eleitoral, endereço atual e o motivo da ausência à votação.
Junto ao formulário, deve ser anexada cópia de documento oficial que comprove sua identidade. Se o requerimento for entregue com dados incorretos ou que não permitam a identificação do eleitor, não será considerado válido para justificar a ausência às urnas.
A multa de R$ 3,51 é cobrada por falta em cada turno e é retirada no cartório eleitoral de origem. O pagamento deverá ser feito no Banco do Brasil e o comprovante deve ser levado de volta ao cartório.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros