quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Último dia para justificar falta de voto

Tribuna de Petrópolis - 30/12/2010



Quem não votou no segundo turno das eleições de 2010 tem até hoje para regularizar a sua situação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e fazer a justificativa. Após este prazo, o eleitor deverá pagar multa de R$ 3,51. Em Petrópolis, a seção do Tribunal Regional Eleitoral – RJ (TRE) fica na Avenida Dom Pedro I, número 340, e estará aberta de 13 às 18 horas. Até segunda-feira (27), o TSE registrou 10.179.201 justificativas de eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno.
“A procura para justificar o voto é ínfima perto da abstenção registrada na cidade. O prazo é somente para quem tem alguma documentação que comprove a ausência no segundo turno das eleições. Quem não conseguir a justificativa terá que pagar a multa”, afirmou Octávio Vieira Baptista, do TRE de Petrópolis.
A Zona Eleitoral de número 227, que reúne eleitores dos bairros Castelânea, Coronel Veiga, Cremerie, Duques, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Taquara, registrou até essa quarta-feira 103 justificativas de voto. 
Para justificar, basta procurar um dos cartórios eleitorais ou postos de atendimento ao eleitor munido do título e preencher um requerimento. O formulário pode ser impresso por meio dos sites do TSE ou nos tribunais regionais de cada Estado. 
O formulário para o Requerimento de Justificativa Eleitoral pode ser obtido gratuitamente e enviado ao juiz da respectiva zona eleitoral do eleitor. No preenchimento, devem ser informados o nome completo do eleitor, data de nascimento, filiação, número do título eleitoral, endereço atual e o motivo da ausência à votação.
Junto ao formulário, deve ser anexada cópia de documento oficial que comprove sua identidade. Se o requerimento for entregue com dados incorretos ou que não permitam a identificação do eleitor, não será considerado válido para justificar a ausência às urnas.
A multa de R$ 3,51 é cobrada por falta em cada turno e é retirada no cartório eleitoral de origem. O pagamento deverá ser feito no Banco do Brasil e o comprovante deve ser levado de volta ao cartório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário