Presépio: tradição na maioria das paróquias de Petrópolis

Tribuna de Petrópolis - 23/12/2010



Tradição: presépio da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, montado na entrada do Convento dos Frades Franciscanos, na Rua Montecaseros

O presépio é um dos mais tradicionais símbolos natalinos e, junto com o pinheiro e os presentes, um dos mais antigos tipos de caracterização do Natal. Ele também é uma referência cristã e representa o estábulo com a cena tradicional do nascimento de Jesus em Belém. A palavra presépio advém de praesepe ou praesepium, que, em latim, significa curral.
Em Petrópolis, cada paróquia costuma montar o seu próprio presépio e é uma atração a mais para os visitantes e fiéis católicos, que podem utilizar o local para orações e contemplar a chegada de Cristo. Na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, uma das mais antigas igrejas da cidade, o presépio está montado no Jardim São Francisco, na entrada do Convento dos Frades Franciscanos. A paróquia, que por muitos anos realizava uma exposição de presépios de vários lugares, não organiza mais a mostra.
“Até 2008, tínhamos a exposição que vinha de Guaratinguetá (Seminário Frei Galvão). As fraternidades franciscanas pegavam alguns presépios emprestados de uma coleção montada por um frei. Nós recebíamos cerca de 30 presépios para expor a cada ano, mas eles resolveram montar uma exposição permanente lá e recolheram as peças”, disse Elizabeth Rigoni, secretária da paróquia.
As principais peças da montagem são: o menino Jesus, a Virgem Maria, São José, a manjedoura, os animais, os anjos, os pastores, a estrela e os três reis magos. A manjedoura, revestida de palhas, foi utilizada como berço para o menino e é o local onde se põe a comida para os bichos. Os animais servem para ilustrar a falta de luxo do lugar onde Cristo nasceu. Geralmente são usados burros, bois e ovelhas. Os anjos anunciam a chegada do Filho de Deus. Os pastores simbolizam a simplicidade do povo. A estrela de Belém se coloca acima de toda a cena e serviu como guia para os reis magos.
Conhecidos como Melquior, Baltazar e Gaspar, os reis magos eram sábios vindos do Oriente e conduzidos pela estrela de Belém até o local para adorar o novo Rei dos Judeus. Cada um trazia um presente. O ouro representava a realeza, o incenso significava a oração elevada aos céus e a mirra era uma resina utilizada para embalsamar corpos. Deve-se a eles a troca de presentes no Natal.
A tradição do presépio começou com São Francisco de Assis. O santo fez a primeira montagem no Natal de 1223, quando decidiu celebrar a data não na igreja, mas na floresta. São Francisco tinha o objetivo de montar o presépio para explicar às pessoas mais simples como foi o 
nascimento de Jesus Cristo. Ele fez uso de um cenário natural e de animais vivos para transformar o importante evento em um acontecimento real para as pessoas. A introdução do presépio no Brasil foi feita na Região Nordeste. Os estudiosos atribuem ao franciscano frei Gaspar de Santo Agostinho, no século XVII, a criação do primeiro presépio no Brasil, na cidade de Olinda, em Pernambuco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros