Reativado, Comdema já tem novos integrantes

Tribuna de Petrópolis - 08/06/2011

Os novos membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema) foram eleitos no último sábado. O conselho elegeu membros para nove vagas e as inscrições aconteceram na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, nos meses de abril e maio. O Comdema tem como finalidade assessorar o Executivo nas políticas de proteção, conservação, recuperação e uso sustentável dos recursos naturais. Os novos membros eleitos ficarão no cargo por dois anos.
“O Comdema reúne membros da sociedade civil e do governo. Todas as pessoas envolvidas no órgão, representando entidades, querem uma cidade melhor”,  disse Jean Charles Barreto Góes, fundador e presidente do Instituto Samambaia de Ciência Ambiental e Ecoturismo (Isca) e também um dos novos membros do conselho. O Isca é um dos representantes das ong’s no Condema.
Outra organização não governamental representada nesta formação é o Grupo de Assistência e Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente (Gapa-MA), através de seu coordenador Carlos Eduardo da Cunha Pereira. Ele atualmente ocupa a vice-presidência, até que uma nova eleição seja realizada. “Temos reuniões toda primeira quinta-feira do mês, às 18h30, na sede da Secretaria de Meio Ambiente (Avenida Sete de Abril, 609 – Centro). É importante ressaltar que essas reuniões são abertas à população, que pode levar as suas demandas ao conselho. Mesmo aqueles que não tenham poder de voto devem participar”, destacou ele.
Os representantes eleitos para a gestão 2011-2013 do Comdema são: Classe Empresarial – titular: Hexanet Comunicação Ltda, suplente: Firjan (Representação Regional na Região Serrana); entidades de classe – titular: OAB Petrópolis; ong’s – titulares: Gapa-MA e Isca, suplentes: Comunidade D’Esperança Sociedade Cooperativa de Reciclagem Ltda e Centro Alceu de Amoroso Lima para a Liberdade; entidade de ensino – titular: Universidade Católica de Petrópolis, suplente: Universidade Estácio de Sá; associações de moradores – titulares: Associação de Moradores da Rua Manoel Afonso e Adjacências, Associação de Moradores da Rua Presidente Sodré e Adjacências e ão Distrital das Associações de Moradores.
Um representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e Sub-bacias Hidrográficas dos Rios Paquequer e Preto será indicado pelo próprio comitê, que tem uma vaga já reservada. Criado através da Lei nº 6.362/2006, o Condema ficou responsável pela elaboração, coordenação e fiscalização da política ambiental do município de Petrópolis, e um dos próximos assuntos a ter  espaço nas discussões do conselho é a ativação do Parque Natural Municipal da Avenida Ipiranga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros