quarta-feira, 8 de junho de 2011

Reativado, Comdema já tem novos integrantes

Tribuna de Petrópolis - 08/06/2011

Os novos membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema) foram eleitos no último sábado. O conselho elegeu membros para nove vagas e as inscrições aconteceram na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, nos meses de abril e maio. O Comdema tem como finalidade assessorar o Executivo nas políticas de proteção, conservação, recuperação e uso sustentável dos recursos naturais. Os novos membros eleitos ficarão no cargo por dois anos.
“O Comdema reúne membros da sociedade civil e do governo. Todas as pessoas envolvidas no órgão, representando entidades, querem uma cidade melhor”,  disse Jean Charles Barreto Góes, fundador e presidente do Instituto Samambaia de Ciência Ambiental e Ecoturismo (Isca) e também um dos novos membros do conselho. O Isca é um dos representantes das ong’s no Condema.
Outra organização não governamental representada nesta formação é o Grupo de Assistência e Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente (Gapa-MA), através de seu coordenador Carlos Eduardo da Cunha Pereira. Ele atualmente ocupa a vice-presidência, até que uma nova eleição seja realizada. “Temos reuniões toda primeira quinta-feira do mês, às 18h30, na sede da Secretaria de Meio Ambiente (Avenida Sete de Abril, 609 – Centro). É importante ressaltar que essas reuniões são abertas à população, que pode levar as suas demandas ao conselho. Mesmo aqueles que não tenham poder de voto devem participar”, destacou ele.
Os representantes eleitos para a gestão 2011-2013 do Comdema são: Classe Empresarial – titular: Hexanet Comunicação Ltda, suplente: Firjan (Representação Regional na Região Serrana); entidades de classe – titular: OAB Petrópolis; ong’s – titulares: Gapa-MA e Isca, suplentes: Comunidade D’Esperança Sociedade Cooperativa de Reciclagem Ltda e Centro Alceu de Amoroso Lima para a Liberdade; entidade de ensino – titular: Universidade Católica de Petrópolis, suplente: Universidade Estácio de Sá; associações de moradores – titulares: Associação de Moradores da Rua Manoel Afonso e Adjacências, Associação de Moradores da Rua Presidente Sodré e Adjacências e ão Distrital das Associações de Moradores.
Um representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e Sub-bacias Hidrográficas dos Rios Paquequer e Preto será indicado pelo próprio comitê, que tem uma vaga já reservada. Criado através da Lei nº 6.362/2006, o Condema ficou responsável pela elaboração, coordenação e fiscalização da política ambiental do município de Petrópolis, e um dos próximos assuntos a ter  espaço nas discussões do conselho é a ativação do Parque Natural Municipal da Avenida Ipiranga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário