Música e chope hoje e amanhã na Bauernfest

Tribuna de Petrópolis - 25/06/2011

O movimento de turistas e visitantes é grande nesta Bauernfest
O fim de semana promete ser de muita animação na Bauernfest. Dentro do Palácio de Cristal, uma exposição comemorando os 150 anos da Estrada União e Indústria, atividades infantis e apresentações do Coral Municipal e do Bauern Jazz Trio são destaques neste sábado. Além dos grupos locais, o Grupo Folclórico Teutônia (SC) e Grupos Folclóricos de Estrela (RS) estarão no Palco Koblenz. Um dos atrativos mais tradicionais, o Concurso de Tomadores de Chope em metro, acontece no Salão Bohemia.
A Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP) reúne nove grupos: Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs, Mosel Volkstänze, Petrópolis Danças Folclóricas, Kaiserstadt Kulturkreis, Koblenz Volkstanzgruppe, Blumenberg Volkstanz, Grupo Folclórico Germânico Bergstadt, Rheinland Pfalz Danças Folclóricas e Trier Volkstanzgruppe.
A tradição dos primeiros colonos foi mantida oralmente por mais de um século até que o historiador descendente de alemães Gustavo Ernesto Bauer, também especialista em genealogia, passou a estudar o tema e foi um dos fundadores do Clube 29 de Junho, em 1959. O clube, inspirado em uma entidade gaúcha, foi criado com o objetivo de reverenciar a memória daqueles que são os responsáveis pela existência de milhares de descendentes dos colonos.
Com a criação do Festival Germânico, pelo Clube 29 de Junho, e o posterior apoio da Prefeitura Municipal, em 1989, a festa ficou conhecida como Bauernfest em homenagem ao próprio Gustavo Ernesto Bauer. A indicação foi feita por Liane Bauer Diehl, neta de Gustavo, à Petrotur, antigo orgão responsável pelo turismo da cidade. Liane é filha de Vera Bauer, que guarda com carinho as lembranças do trabalho realizado pelo pai.
gEssa festa tem forte ligação com a família. Em 1980, minha filha Liane criou o primeiro grupo de dança, que ensaiava na garagem da minha casa. Depois ela criou um outro grupo. Eu ainda hoje participo do Desfile da Bauernfest e empresto roupas para outras pessoas também”, declarou Vera Bauer.
Grande parte do acervo, detalhado com datas e muitas fotos, está conservado com a professora Maristela Manso em sua casa. Maristela foi também a primeira voluntária a dançarina da Bauernfest. Mas nem só de veteranos é movida a celebração germânica. Há grupo de dança que ainda está começando na festa e, formado por crianças e jovens, se renova para participar de mais uma edição. É o caso do Blumenberg Volkstanz.
Completamos dez anos em 2011 e contamos com 60 integrantes de 5 a 50 anos, divididos nas faixas infantil, juvenil, adulto e master. Nesse ano, faremos 15 apresentações na Bauernfest, mas no restante do ano também participamos de eventos em outras cidades. Quem se apresenta hoje estará mostrando o resultado de um ano inteiro de trabalho”, afirmou Vanderlea Azevedo, representante do grupo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros