Assoreamento de rios preocupa a população, que pede dragagem

Tribuna de Petrópolis - 02/06/2011


Atrás do Palácio de Cristal, um exemplo: o acúmulo de sedimentos deixou o rio mais estreito na região

Com a chegada do período de estiagem, época propícia para a realização de dragagens, alguns  rios da cidade merecem receber uma atenção especial. O Rio Quitandinha, em trecho que passa pelo Palácio de Cristal, está assoreado. A área foi dragada em março, mas já apresenta grande quantidade de sedimentos acumulados. Apesar de não ser um local que apresente histórico de enchentes, trata-se de um dos pontos turísticos mais conhecidos de Petrópolis. 
O mesmo rio também está assoreado logo em frente ao prédio da Bohemia, que passa por grande reforma para receber novamente a cervejaria e um museu. Vale lembrar que a área no entorno do Palácio de Cristal sediará a Bauernfest no fim do mês de junho. A Secretaria de Obras informou que os serviços de desassoreamento e limpeza dos rios são realizados em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com regularidade. Essa intervenção ocorre no fim do período das chuvas, com previsão de término em novembro de cada ano. O trabalho visa melhorar a vazão dos rios, minimizando os prejuízos causados pelas inundações. 
De acordo com informações da Prefeitura, de janeiro a março deste ano foi executada a dragagem do Rio Piabanha, no trecho compreendido entre a Rua João Xavier e a Praça da Confluência (Palácio de Cristal). No momento, a limpeza está sendo executada no Vale do Cuiabá, devido às chuvas de ocorreram em janeiro, mas a secretaria está solicitando ao Inea a continuidade dos serviços no centro da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros