Alcoólicos Anônimos celebram seus 76 anos

Tribuna de Petrópolis - 13/06/2011

Na última sexta-feira, os Alcoólicos Anônimos (AA) completaram 76 anos de existência. A data marca a fundação da entidade, em 10 de junho de 1935, na cidade norte-americana de Akron. A irmandade surgiu através do encontro de Bill W. e o Dr. Bob. Ambos eram alcoólatras e lutavam contra a doença. A percepção de alcoolismo como uma doença ainda não era difundida. No Brasil, desde 1947, o desafio é conscientizar os mais jovens a dar o primeiro passo: admitir impotência perante o álcool.
O grupo mais antigo da cidade é o Petropolitano, fundado em 23 de novembro de 1963, que esteve sediado em um sobrado do número 79 da Rua Barão de Tefé e foi o sétimo a ter início no país. Hoje, o grupo se reúne às quartas e sábados no Centro de Saúde. São 20 grupos com atividade em Petrópolis, 425 no Estado do Rio de Janeiro, 4698 no Brasil e cerca de 100 mil no mundo, atingindo 185 países.
“Na primeira reunião, tivemos a presença de 19 pessoas e dois ingressantes. Eles tinham o nome de Ari e Alfredo, que formavam justamente a sigla AA. A média de participação foi de 35 pessoas por reunião em maio. Desde o início, os encontros de sábado já registraram o ingresso de 1828 pessoas”, relatou o fundador do Grupo Petropolitano, ainda atuante nas reuniões.
Segundo o livro Alcoólicos Anônimos, publicação oficial de 1939, o AA é uma irmandade onde homens e mulheres compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver um problema comum e ajudar outros a se recuperar do alcoolismo. O único requisito para se tomar membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro, não existem taxas ou mensalidades.
Outras informações podem ser obtidas através do telefone 2243-1443.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros