Festa alemã contribui para feriadão com hotéis e restaurantes lotados

Tribuna de Petrópolis - 25/06/2011

Se no início de 2011 a tragédia que vitimou mais de 900 pessoas na Região Serrana afastou por meses os turistas, a situação agora é bem diferente. O inverno, que já é alta temporada para o turismo na localidade, junto com outros eventos (festejos por causa do Dia dos Namorados, Congresso de Medicina do Esporte, Corpus Christi e Bauernfest) está conseguindo arrastar um bom número de visitantes para Petrópolis, onde praticamente lota hotéis e pousadas. O Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB) registrou uma ocupação de 70% dos leitos para este feriado prolongado.
Esse registro, no entanto, é de quarta-feira. Ainda não temos um número fechado da ocupação neste feriado, o que sabemos é através de sondagens e conversas. Acredito que agora já estamos com 80%, mas pode aumentar ainda. A primeira estimativa é baseada nas reservas, mas muitos viajam e deixam para procurar lugar na chegada. Por conta da Bauernfest, o Centro está com  um movimento bem grande. Quanto mais eventos tivermos, melhor para o turismo local”, declarou Bruno Wanderley, presidente do PCVB.
Ainda de acordo com o PCVB, dos 35 hotéis e pousadas que integram a entidade, os estabelecimentos do Centro é que registram maior ocupação. Com o prolongamento do feriado nacional, os restaurantes e pousadas têm sido muito procurados em toda a cidade. Para ajudar a viabilizar a permanência dos turistas e aproveitar a realização da Bauernfest, o PCVB, com apoio da Fundação de Cultura e Turismo, promove o Circuito Gastronômico Alemão.
A segunda edição do evento leva a Bauernfest para dentro dos restaurantes. Durante os 12 dias da Festa do Colono, eles incluem no cardápio um prato típico da culinária germânica, em homenagem aos colonizadores da cidade. Participam o Afrânio Restaurante e Oliveiras da Serra, de Araras; Breeders’ Café Gourmet, de Secretário; Choperia Gheren, no Centro; Solar Fazenda do Cedro, em Pedro do Rio;  Albergo Del Leone, Cervejota e  Clarion Hotel, de Itaipava.
Já na Rua Teresa, o movimento de compradores esteve acima da expectativa ontem. “A rua está bem cheia. Nós esperávamos um bom movimento nesta sexta e sábado, mas acho que já está além da expectativa. Tem muita gente de fora da cidade e a maioria vem do Rio de Janeiro. A maior parte das lojas investe na moda inverno e é o que tem mais saído. Como ainda está bem frio, apesar do calor desta sexta, acredito que teremos um inverno forte”, declarou Rafael Correa, diretor financeiro da Arte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros