segunda-feira, 27 de junho de 2011

Festa alemã contribui para feriadão com hotéis e restaurantes lotados

Tribuna de Petrópolis - 25/06/2011

Se no início de 2011 a tragédia que vitimou mais de 900 pessoas na Região Serrana afastou por meses os turistas, a situação agora é bem diferente. O inverno, que já é alta temporada para o turismo na localidade, junto com outros eventos (festejos por causa do Dia dos Namorados, Congresso de Medicina do Esporte, Corpus Christi e Bauernfest) está conseguindo arrastar um bom número de visitantes para Petrópolis, onde praticamente lota hotéis e pousadas. O Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB) registrou uma ocupação de 70% dos leitos para este feriado prolongado.
Esse registro, no entanto, é de quarta-feira. Ainda não temos um número fechado da ocupação neste feriado, o que sabemos é através de sondagens e conversas. Acredito que agora já estamos com 80%, mas pode aumentar ainda. A primeira estimativa é baseada nas reservas, mas muitos viajam e deixam para procurar lugar na chegada. Por conta da Bauernfest, o Centro está com  um movimento bem grande. Quanto mais eventos tivermos, melhor para o turismo local”, declarou Bruno Wanderley, presidente do PCVB.
Ainda de acordo com o PCVB, dos 35 hotéis e pousadas que integram a entidade, os estabelecimentos do Centro é que registram maior ocupação. Com o prolongamento do feriado nacional, os restaurantes e pousadas têm sido muito procurados em toda a cidade. Para ajudar a viabilizar a permanência dos turistas e aproveitar a realização da Bauernfest, o PCVB, com apoio da Fundação de Cultura e Turismo, promove o Circuito Gastronômico Alemão.
A segunda edição do evento leva a Bauernfest para dentro dos restaurantes. Durante os 12 dias da Festa do Colono, eles incluem no cardápio um prato típico da culinária germânica, em homenagem aos colonizadores da cidade. Participam o Afrânio Restaurante e Oliveiras da Serra, de Araras; Breeders’ Café Gourmet, de Secretário; Choperia Gheren, no Centro; Solar Fazenda do Cedro, em Pedro do Rio;  Albergo Del Leone, Cervejota e  Clarion Hotel, de Itaipava.
Já na Rua Teresa, o movimento de compradores esteve acima da expectativa ontem. “A rua está bem cheia. Nós esperávamos um bom movimento nesta sexta e sábado, mas acho que já está além da expectativa. Tem muita gente de fora da cidade e a maioria vem do Rio de Janeiro. A maior parte das lojas investe na moda inverno e é o que tem mais saído. Como ainda está bem frio, apesar do calor desta sexta, acredito que teremos um inverno forte”, declarou Rafael Correa, diretor financeiro da Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário