Rua Paulo Barbosa pode ser remodelada

Tribuna de Petrópolis - 13/02/2011

A Rua Paulo Barbosa deve passar por uma grande transformação ainda neste ano. Primeiramente será uma das vias do Centro Histórico que receberá o projeto Faixa Livre, que tem como objetivo dar mais agilidade ao trânsito da cidade. Está em estudo também, pela secretaria de Planejamento e Urbanismo, o plano de remodelamento da rua. A obra, ainda em análise, vai beneficiar comerciantes, moradores e pedestres, fazendo com que as pessoas tenham um espaço melhor organizado.
Depois de realizar as modificações na Rua Souza Franco, a CPTrans (Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte) vai implantar a faixa seletiva nas ruas Paulo Barbosa e Washington Luís, preparando a cidade para o novo sistema de ônibus que irá funcionar após a licitação para o transporte coletivo. Alguns comerciantes querem conhecer o projeto para saber quais os benefícios que terão com as novas medidas na Paulo Barbosa.
“Aqui em frente à loja é difícil organizar a entrada de mercadorias, pois os caminhões são grandes. O problema maior é que outros caminhões param na Paulo Barbosa e fazem a carga e descarga para comércios de ruas adjacentes e atrapalham o trânsito. Acho que a situação ficará estável. É esperar para ver o resultado”, disse José Renato Gorni, do Terê Frutas.
O posicionamento dos veículos na Rua Paulo Barbosa ficará assim: os coletivos urbanos continuam estacionados na faixa mais à direita, a faixa central está reservada como pista exclusiva para os coletivos, outras duas faixas mais à esquerda são destinadas aos outros veículos e ao longo do lado ímpar os veículos vão deixar de parar de forma perpendicular e vão passar a ficar paralelos à via.
A CPTrans informa que a priorização dos ônibus é importante nesse momento em que está sendo finalizado o processo para abertura de nova concessão. As faixas seletivas dão mais agilidade ao percurso dos ônibus. Exemplo disso é a Rua Souza Franco, que após a implantação da faixa seletiva reduziu em 50% o tempo de viagem das linhas que tem a via como itinerário. A faixa seletiva na Rua Paulo Barbosa, onde atualmente trafegam uma média de 510 veículos/hora, vai ordenar o trânsito no local e agilizar o trânsito na Rua do Imperador.


Prefeitura esclarece mudanças na Silva Jardim

Segundo a assessoria da Prefeitura, entre as intervenções para a melhoria do trânsito está a mão dupla da Rua Silva Jardim. Para que a mudança ocorresse era necessário que antes retornasse a mão dupla na Avenida Ipiranga, que absorveu 100 mil veículos por dia reduzindo o trânsito em outras vias, inclusive na Rua Silva Jardim. A medida vai facilitar o acesso dos moradores da própria via, além de beneficiar motoristas de táxis e moradores de regiões próximas, como Quissamã e Estrada da Saudade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros