Assoreamento de rios do Centro causa preocupação

Tribuna de Petrópolis - 10/02/2011

Nas proximidades de um dos principais e mais conhecidos pontos turísticos de Petrópolis, o Palácio de Cristal, o assoreamento no encontro dos rios Quitandinha e Piabanha causa preocupação em moradores. O acúmulo sedimentar de areia, terra e detritos no rio diminui a sua profundidade e causa a redução da correnteza, com prejuízo do equilíbrio ecológico e das condições ambientais. Há quem se preocupe com o perigo de enchentes no local.
O banco de areia se encontra muito perto da margem do rio, no entanto, segundo taxistas de um ponto próximo e pessoas da vizinhança, o assoreamento atrapalha o curso de água, mas até agora não houve enchente no local, com as chuvas dos últimos dois meses. “A correnteza não é forte o suficiente para mover o banco de areia e já tem um tempo que não fazem dragagem aqui”, disse o taxista Venceslau da Silva Filho.
“Faltou cerca de meio metro para o rio poder encher neste trecho assoreado, na chuva do fim de dezembro, que veio do Bingen. A Companhia de Desenvolvimento (Comdep) retirou lixo do rio, mas não lembro da última dragagem.”, declarou Márcio da Silva, porteiro de edifício em frente ao trecho assoreado.
Através de sua assessoria, a Secretaria de Obras informou que retirou aproximadamente 30 mil metros cúbicos de areia dos rios nos dois últimos anos. Em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a secretaria vai realizar a dragagem do Piabanha, incluindo o trecho próximo ao Palácio de Cristal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros