IHP celebra centenário do monumento de D. Pedro II

Tribuna de Petrópolis - 13/02/2011


A estátua de Dom Pedro II completou 100 anos no dia 05/02

Na última semana foi comemorado o centenário de inauguração do monumento a Dom Pedro II no jardim da Praça Dom Pedro. Desde a primeira reunião até a apresentação da obra foram pouco mais de seis anos de trabalhos. A estátua em bronze homenageia o monarca, que deu nome à cidade, sentado em sua cadeira imperial. No dia festivo, 5 de fevereiro de 1911, estiveram presentes figuras ilustres da sociedade brasileira na época, entre eles o presidente da República, Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca, que dois anos depois se casou com a caricaturista petropolitana Nair de Tefé.
A Praça Dom Pedro está localizada no coração do Centro Histórico. Sua característica mais marcante é a estátua com seus dois metros de altura. Na base, em granito, está a inscrição de nascimento e morte do homenageado: 2 de dezembro de 1825 e 5 de dezembro de 1891. Todo o Conjunto Urbano-Paisagístico da praça é tombado pela Prefeitura. A estátua em questão foi a primeira a ser erguida no Brasil em homenagem a D. Pedro II. 
A imagem  é esculpida em granito e bronze, retratando o imperador em pose pensativa em uma poltrona sobre livros. A obra é resultado do trabalho do escultor francês Jean Magrou. A praça já se chamou Imperador e D. Pedro de Alcântara. A última denominação, dada após a Proclamação da República, não agradou a população e algum tempo depois o local foi renomeado como Praça Dom Pedro.
“Em 1904 foi criada uma comissão para organizar homenagem à Família Imperial. Havia se passado 15 anos da Proclamação da República, mas ainda era forte o apelo da monarquia, tanto que nas eleições presidenciais de 1906, a Princesa Isabel recebeu votos contra o candidato único Afonso Pena. O movimento que fez surgir o monumento era uma clara demonstração política e tinha como objetivo reabilitar a imagem da Família Imperial”, explica a historiadora Fátima Argon, que falará sobre o tema amanhã, dia 14, em evento promovido pelo Instituto Histórico para celebrar o centenário do monumento. A palestra Monumento de D. Pedro II – Arte, Memória e Política será às 18h30, na Sala Multimídia do Museu. 
A comissão teve um papel fundamental desempenhado por comerciantes petropolitanos e membros da imprensa, tendo se destacado as figuras do Conde Affonso Celso, jornalista que publicou vários artigos sobre o tema no Jornal do Brasil, e Artur Alves Barbosa, diretor da Tribuna de Petrópolis. A Tribuna, de acordo com Fátima Argon, estabelecia o vínculo entre a comissão e o povo. Um auxílio relevante foi feito com uma lista que correu a cidade em busca de fundos para o projeto.
O francês Jean Magrou (1869 – 1945) foi o autor da maquete vencedora num concurso popular. Entre várias representações esta foi a escolhida. Ele foi um dos maiores artistas do século XX. O francês esculpiu também, em mármore de Carrara, a estátua de 2,80m do patrono da cidade e da monarquia, São Pedro de Alcântara, que se encontra no altar da Catedral, e as peças que adornam os túmulos de D. Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina na mesma igreja.
A inauguração deveria ser feita em dezembro, para aproveitar as efemérides de nascimento e morte do imperador, mas a obra encontrou problemas para a liberação na alfândega. Na inauguração, às 15 horas do dia 5 de fevereiro de 1911, além do presidente Marechal Hermes, estiveram também presentes José Manuel Pando Solares, ex-presidente da Bolívia; o Barão do Rio Branco, ministro das relações exteriores; o Almirante Marques Leão, então ministro da Marinha; outras autoridades e cerca de três mil pessoas.

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. em que ano será comemorado o primeiro e o segundo cetenario do nacimento de dom pedro segundo..

    ResponderExcluir
  3. O primeiro centenário foi comemorado em 1925, o segundo será em 2025. Dom Pedro II nasceu em 2 de dezembro de 1825.

    ResponderExcluir
  4. em que ano dom pedro ll foi destronado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Dom Pedro II perdeu o posto de Imperador do Brasil com a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Deixou o país dois dias depois, rumo ao exílio na Europa.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros