Projeto prevê ambulatório de especialidades na UPA

Tribuna de Petrópolis - 28/08/2011

No mês em que completam um ano, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da cidade recebem uma boa notícia: as instalações no terreno da UPA Centro darão lugar, enfim, a um novo ambulatório de especialidades. Segundo informações do governo municipal, o projeto está em fase de finalização. O espaço também terá um centro para capacitação de servidores da saúde, que pode funcionar em parceria com a Fiocruz.
O ambulatório de especialidades funciona atualmente na Avenida Dom Pedro I, número 185. O local tem atendimentos de segunda a sexta-feira. Lá estão as especialidades de alergia, imunologia, angiologista, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, clínica geral, dermatologia, gastroenterologia, geriatria, homeopatia, nefrologia, otorrinolaringologia e urologia. Algumas dessas áreas, no entanto, estão sendo prejudicadas pela falta de profissionais. A prefeitura promete que oferecerá também vagas aos médicos no próximo concurso, que terá o edital publicado ainda no mês de setembro.
No início do mês, o vereador João Tobias (PPS) defendeu a mudança de prédio do ambulatório, para que a população idosa, principalmente, pudesse ter melhores condições e teria ainda a facilidade de estar ao lado da UPA. Um outro benefício seria a instalação em um prédio próprio, deixando de pagar o aluguel de mais um imóvel. A secretaria de Saúde informou que o projeto para instalação do ambulatório de especialidades em um novo espaço está em fase de finalização.
Quanto ao espaço para educação permanente, a secretaria está estudando um convênio com a Fiocruz, já que essa entidade está trazendo para Petrópolis uma Escola Politécnica. Perguntada sobre esta possibilidade, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) disse que desconhece essa informação. Nem o Palácio Itaboraí, que pertence ao renomado instituto federal, estaria incluído no projeto mencionado pela secretaria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros