Programa cria mutirão ecológico na cidade

Tribuna de Petrópolis - 05/08/2011

O primeiro dia de trabalho do grupo foi no último sábado, no Morin
A Coordenadoria de Juventude, vinculada à Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), lançou o programa Viva o Verde!, em parceria com o Conselho Municipal de Juventude (CMJ). O projeto tem a intenção de conscientizar a juventude local dos problemas ambientais no mundo e, por conseguinte, nos parques e trilhas ecológicas de Petrópolis. O primeiro passo foi dado no último sábado, com um mutirão ecológico na trilha do Castelinho, no Morin.

O trabalho voluntário teve como objetivo principal a limpeza da trilha que leva à conhecida montanha e um chamado para que os visitantes não poluam mais o local. Cerca de 30 jovens participaram da atividade, que contou ainda com o apoio da Comdep. A meta agora é desencadear uma série de ações para uma maior aproximação da juventude com o Meio Ambiente. O evento havia sido marcado para o dia 23 de julho e foi adiado por causa da chuva que caiu naquele dia.
“Iremos aproveitar as datas comemorativas, como o dia da árvore, para chamar a atenção de todos quanto à nossa responsabilidade na preservação de nossas riquezas naturais.” disse Yuri Moura, Coordenador de Juventude. A Coordenadoria de Juventude busca ainda parcerias com as secretarias do município e outras organizações para os próximos eventos.
Diversos eventos ecológicos foram realizados em todo o Brasil para a comemoração do Dia da Preservação das Florestas (17 de julho), e a Coordenadoria de Juventude aproveitou o momento para lançar este programa. “Em nossa cidade, temos diversos parques ecológicos e uma juventude muito atuante, numa semana como esta temos que mostrar que a juventude petropolitana sabe trabalhar em favor do meio ambiente”, enfatizou Yuri.
Caminhadas ecológicas, mutirões de preservação, palestras e atos pela conscientização do meio ambiente e atividades em comunidades, escolas e universidades estão previstos no cronograma do projeto até o mês de outubro. Em setembro, a coordenadoria vai promover um ato que irá incentivar o uso de bicicletas e outras atitudes que diminuam a emissão de gases danosos à saúde. A manifestação popular deve ser no dia 16, quando se comemora o dia internacional de preservação da camada de ozônio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros