Instalado o Conselho de Arquitetura de Petrópolis

Tribuna de Petrópolis - 12/08/2011

Márcio Mendes Pereira será o representante no CAU
Um dos últimos atos do ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva no poder foi a assinatura da Lei 12.378, no dia 31 de dezembro de 2010. A lei regulamenta o exercício da profissão de arquiteto e urbanista e cria também o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR. Cada estado também passará a ter o seu conselho regional. Na noite de segunda-feira, como parte da estruturação dos CAU’s nos estados, o arquiteto Márcio Mendes Pereira foi escolhido o representante de Petrópolis junto ao órgão regional. 
“Estamos iniciando os trabalhos do CAU ainda. Fui indicado pela Associação Petropolitana de Engenheiros e Arquitetos (Apea) e eleito representante da Região Serrana junto ao conselho. Tudo está ainda em seu regime inicial, precisaremos de várias reuniões para montar a estrutura”, explicou Márcio, eleito no auditório do Sicomércio, na última segunda-feira, em reunião da Apea.
Márcio Mendes Pereira é arquiteto e urbanista, 53 anos, morador do centro de Petrópolis, e tem um  escritório próprio há quase 30 anos. É formado desde 1982 pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, e trabalha com imóveis tombados. Costuma realizar projetos de empresas que desejam se instalar em imóveis históricos. Atualmente está com o restauro do Campus Benjamin Constant da Universidade Católica de Petrópolis e a revitalização do Mercado Municipal.
“No antigo Mercado Municipal, estamos fazendo a montagem da cobertura, que tem 1200 metros quadrados. O projeto já está aprovado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e também vamos realizar a recomposição da alvenaria”, declarou ele sobre o trabalho mais atual.  Ainda em relação ao que pretende conduzir à frente do CAU, Márcio disse que espera a colaboração dos colegas de profissão.
Todo arquiteto e urbanista que quiser exercer a profissão deve agora se registrar no CAU de seu estado. Os Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia continuarão existindo, mas sem arquitetos e urbanistas registrados em seus quadros. Os Crea’s vão agir em parceria com os CAU’s na defesa da sociedade brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros