Atendimento solidário marca o 30º ano da Cruz Vermelha

Tribuna de Petrópolis - 19/08/2011

Neste sábado, a Cruz Vermelha Brasileira comemora os 30 anos da filial de Petrópolis. A festa dará lugar a uma comemoração operante e terá enfermeiros, carros de combate e antigos e contará também com voluntários e representantes da Casa Ronald McDonald, que vão tratar do apoio da Cruz Vermelha ao Mc Dia Feliz, no dia 27 de agosto. Ainda marcarão presença nas festividades da instituição o menino Gabriel Thompson Schanuel Bastos e família, que fazem campanha para continuar o tratamento dele na China.
A centenária entidade desempenha um importante papel de ajuda humanitária e busca contribuir em situações extremas como o desastre das chuvas em janeiro, que atingiu o Vale do Cuiabá. “Foi bastante árduo o trabalho na tragédia do início do ano. Agora precisamos repor os equipamentos de segurança, pois tivemos que atravessar rios sem ponte e entrar nas matas. Qualquer ajuda é bem-vinda”, declarou Luís Fernando dos Santos, atual interventor da Cruz Vermelha no município.
Luís disse também que a filial conta agora com um médico de plantão 24h, Carlos Henrique de Medeiros. A partir de setembro, também serão oferecidos cursos por videoconferência. Atualmente, 23 voluntários são atuantes na entidade. Para se filiar, basta se dirigir ao Palácio da Cruz Vermelha (que fica na Rua Carlos Gomes, número 6, na entrada do bairro Mosela), preencher a ficha de cadastro e passar por um treinamento.
“Importante ressaltar que ninguém está autorizado a agir em nome da Cruz Vermelha para receber qualquer tipo de doação”, destacou Luís Fernando. Ele informou que para tirar esse tipo de dúvida pode entrar em contato através do telefone (21) 8132-0037 ou ir até a sede da instituição.
A Cruz Vermelha Internacional foi fundada em 1863, por iniciativa de Henry Dunant, um jovem suíço que propôs a criação de uma entidade que pudesse assistir aos feridos de guerra e se preparar em tempo de paz para auxiliar aos necessitados. Sua finalidade é prevenir e atenuar o sofrimento humano, através de proteção e assistência, diminuindo com isto a vulnerabilidade humana e o risco social. É uma associação civil com personalidade jurídica independente e sem fins lucrativos, de natureza filantrópica.
Já a Cruz Vermelha Brasileira começa a sua trajetória em 1907, quando um grupo liderado por Joaquim Oliveira Botelho resolve fundar a Cruz Vermelha no Brasil e constitui uma diretoria provisória, da qual Oswaldo Cruz foi o primeiro presidente. A 5 de dezembro de 1908, foi oficializada a fundação da entidade e empossada a nova diretoria, tendo à sua frente o marechal Thaumaturgo de Azevedo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros