Fórum recebe o nome do desembargador Carlos Schaefer

Tribuna de Petrópolis - 20/08/2011

Desde a tarde de ontem, o Fórum Trabalhista de Petrópolis tem um nome: desembargador Carlos José Essinger Schaefer, petropolitano que faleceu há dois anos. A solenidade foi promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região e contou com várias autoridades do Judiciário. Estiveram presentes a desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, presidente do TRT/RJ; o juiz Cláudio José Montesso, titular da 2ª Vara do Trabalho de Petrópolis e atual diretor do Fórum Trabalhista; a juíza Cláudia Regina Vianna Marques Barrozo, titular da 1ª VT de Petrópolis; e o procurador Thelio de Araújo Pereira, que representou o prefeito.
A cerimônia foi marcada pela emoção dos antigos companheiros de trabalho do falecido desembargador e também dos familiares presentes. A presidente do TRT-RJ, Maria de Lourdes Sallaberry, lembrou emocionada a trajetória e as marcas que Schaefer deixou. “Em 26 anos de serviço à Justiça do Trabalho, ele deixou muitos amigos e nos marcou com sua seriedade, retidão e dedicação. O nome dele ainda será, por muitos anos, referência na história do nosso tribunal”, declarou ela, que não conteve a emoção.
O juiz Cláudio José Montesso, que assumiu o Fórum Trabalhista há uma semana, descreveu o convívio que teve com o homenageado. “Conheci o doutor Schaefer quando eu iniciava na advocacia. Depois me tornei mais próximo dele quando passamos a ser colegas de magistratura. Ele se tornou um sinônimo da Justiça do Trabalho em Petrópolis”, disse o juiz. “Ele tinha uma firmeza de caráter, era um forte condutor da justiça”, completou Montesso.
A viúva Ana Maria Felicetti Schaefer foi a responsável por descerrar o letreiro com o nome do desembargador. “Vivemos juntos por quase 50 anos. Já era da vontade dele, de muito tempo, de ver as duas Varas do Trabalho juntas em um único prédio. Ele procurou terrenos e prédios pessoalmente e faleceu antes de ver o antigo sonho realizado, mas teve o nome perpetuado nessa homenagem tocante”, relatou.
Também estiveram na cerimônia os juízes petropolitanos Ronaldo Becker Lopes Pinto e Glener Pimenta Stroppa; o juiz André Villela, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatral); o advogado Herbert de Souza Cohn, presidente da OAB Petrópolis; o tenente-coronel André Luiz Araújo Vidal, comandante do 26ºBPM; o juiz Alexandre Teixeira de Souza, diretor do Fórum de Petrópolis; e Hélio Moura Filho, secretário de Segurança Pública do município e presidente interino da CPTrans.
Carlos José Essinger Schaefer nasceu em 1º de abril de 1936. Ele entrou na magistratura do Trabalho em 1969, como juiz substituto. Em janeiro de 1972, assumiu a presidência da 2ª Junta de Conciliação e Julgamento de Duque de Caxias e, em outubro de 1978, a 3ª JCJ da mesma cidade. Schaefer se aposentou em novembro de 1995 e faleceu no dia 17 de junho de 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros