Festa muçulmana na Ahmadia

Tribuna de Petrópolis - 31/08/2011

Nadeen Ahmad Tahir, secretário da Associação Ahmadia do Islã no Brasil
Hoje termina o mês do Ramadhan, o mês do jejum para os muçulmanos. O mês Sagrado do Islã começou no dia 1º de agosto e termina nesta quarta-feira. A data não acompanha especificamente um mês do ano, mas o calendário lunar. Começa com a lua nova indo até o início de outro ciclo. Importante para o Islamismo, o jejum é um dos cinco pilares da religião, que reúne aproximadamente 2 bilhões de pessoas em todo o mundo. Para celebrar a data, acontece hoje a festa religiosa Eid-ul-Fitr, a partir das 10h30, na Associação Ahmadia do Islã no Brasil, na Estrada da Saudade, 215.
“Nesse período, seguimos o calendário islâmico, que é um calendário lunar. Como ele é menor do que o calendário solar ou gregoriano, a cada ano a festa é antecipada em 10 dias. O jejum também não é feito durante um dia inteiro, é realizado somente de sol a sol”, comentou Nadeem Ahmad Tahir, secretário geral da Associação Ahmadia. “O jejum não é feito em qualquer situação que a saúde possa ser prejudicada, e nisso se incluem as crianças, idosos, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e os doentes”, completou.
Nadeem frisou que ninguém é excluído do jejum. “Não existe uma idade mínima para participar. Muitos começam a jejuar por volta dos 16 anos, mas não existe uma idade fixa. Vai de acordo com a maturidade de cada um”, declarou ele. Durante o Ramadhan, os muçulmanos não comem e nem bebem nada, não praticam relações sexuais, não fumam e evitam qualquer atividade contra a moral. Eles ainda dobram as orações, fazendo outras além das cinco obrigatórias diariamente.
Para os muçulmanos, o jejum não é constituído somente de renúncias e pode trazer também certos benefícios. Jejuar corretamente e deixar de comer somente para Deus aumenta o amor por Ele; é também um auxílio para as funções orgânicas; os ricos podem perceber as dificuldades dos pobres; ensina a ter paciência e tolerância; preparação para os tempos difíceis e uma mostra de que o caminho é abdicar de coisas boas em prol de um bem maior.
A Associação Ahmadia do Islã no Brasil tem sua sede no país justamente em Petrópolis, na Estrada da Saudade. O fundador da Ahmadia foi Hazrat Mirza Ghulam Ahmad.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros