Grande Hotel reabre suas portas em novembro

Tribuna de Petrópolis - 07/08/2011


Obras nos apartamentos e na restauração externa estão adiantadas. Empreendimento vai gerar 40 empregos
O Grande Hotel, inaugurado em 1930, vai voltar à cena turística de Petrópolis no mês de novembro. Após mais de 40 anos fechado, o estabelecimento vai reforçar a rede hoteleira da cidade (que já soma 4,5 mil leitos) em um momento de grandes eventos na quase vizinha Rio de Janeiro, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que devem atrair muitos vistantes para a Cidade Imperial.
O renovado local terá 67 apartamentos, tendo em média 30m² cada um, e um restaurante que poderá ainda ser aberto ao público, que estará frequentando um ambiente sofisticado e histórico. Um espaço com 80 lugares para receber convenções e eventos também é um dos atrativos.
O projeto de retomada do local é capitaneado pela empresa A.A.S. Empreendimentos Imobiliários Ltda, que é comandada pelas sócias gestoras Cleise Leidenfrost e Denise Ghidini. Elas são irmãs e, com a conclusão da obra, esperam realizar um antigo sonho do pai, Antônio Augusto da Silva, que queria ver o hotel funcionando novamente. O empreendimento vai gerar 40 empregos diretos.
“O hotel estava muito mal conservado, pois estava fechado desde a década de 60. Chovia dentro dele através de falhas existentes no telhado. Muita coisa foi danificada e, dessa forma, aproveitamos muito pouco. O prédio foi inteiramente renovado. As instalações elétricas e hidráulicas são todas novas. Sem contar que alguns apartamentos não tinham banheiro e tivemos que construir”, explicou Cleise Leidenfrost.
O elevador original do prédio, que foi o primeiro a funcionar na cidade, teve o motor mantido, mas está modernizado. Outro elevador também foi instalado na edificação que já foi a mais alta de Petrópolis. “Os apartamentos nunca foram luxuosos. Estamos mantendo um padrão executivo e com ares modernos. O charme fica por conta do lobby, que foi restaurado e teve os detalhes refeitos. A fachada está bem encaminhada e só falta o parecer da Ampla, que tem sido muito solicita conosco”, informou Cleise.
Construído há mais de 80 anos, no estilo eclético, o hotel será reaberto com conceitos importantes da arquitetura do século XXI. Está em fase de implementação um sistema que colhe água do telhado para reuso nas descargas, tratamento do jardim e lavagem da área externa. O terreno conta ainda com uma mina d’água. Os reservatórios são separados. Há ainda algumas placas de captação de energia solar.
Um dos problemas já solucionados pela administração é o estacionamento. A baia que existe em frente ao prédio servirá para a passagem de hóspedes, cargas e descargas rápidas. Manobristas serão contratados e uma parceria já foi firmada com um estacionamento próximo. As obras foram iniciadas há quatro anos. O hotel teve a possibilidade de aceitar o pacote de incentivos fiscais e estímulos econômicos do governo municipal em 2004, mas acabou não acertando.
O Grande Hotel foi construído por Francisco de Carolis em 1930 e pertencia ao coronel Jeronymo Ferreira Alves, que adquiriu o terreno um ano antes. O prédio foi projetado com quatro andares e foi, na época, o mais alto e imponente da Avenida XV de Novembro (hoje Rua do Imperador). Suas instalações eram consideradas as mais modernas e confortáveis. As dependências do antigo imóvel tinham 70 quartos para hóspedes.
O primeiro pavimento tinha cinco lojas, salão de refeição, escritórios, três quartos para empregados e elevador. O imóvel funcionou ainda como salão de jogos entre 1936 e 1939 e depois passou às mãos do Hotel Clube de Minas Gerais. Já na década de 60, o hotel foi fechado. Em novembro de 2003, o prédio foi comprado por um grupo de empresários que iniciou o processo de retomada.
De acordo com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB), a volta do Grande Hotel vai dar a possibilidade do Centro Histórico ser também local de hospedagem para os turistas.”Sempre vai ser bom para a cidade ter um hotel desse porte, atrai mais visitantes. A reabertura é uma ótima notícia para Petrópolis. O Centro está recebendo um bom investimento e aumentando o número de leitos. Isso é muito positivo, pois a maioria dos hotéis está nos distritos”, declarou Bruno Wanderley, presidente do PCVB. Para Márcia de Paula, gerente executiva do PCVB, o que mais lhe chamou a atenção no novo empreendimento foi o profissionalismo da equipe. “A qualidade dos profissionais que foram contratados para gerir o Grande Hotel é destacável. Eles estão trazendo uma nova visão de empreendedorismo para a cidade. É uma novidade para a rede hoteleira, que terá um hotel business. Fiquei impressionada com o alto padrão das pessoas”, relatou ela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros