Entidades e associações celebram estudantes

Tribuna de Petrópolis - 12/08/2011

Ontem foi comemorado o Dia do Estudante. Para celebrar a data, a Associação Petropolitana de Estudantes (APE), a Coordenadoria de Juventude de Petrópolis (ligada à Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania – Setrac) e o grêmio estudantil do Colégio Estadual Dom Pedro II promoveram um evento na instituição de ensino do Centro e reuniram dois mil estudantes de várias escolas do município. O vereador Thiago Damaceno (PV) representou a Câmara Municipal. O Colégio Estadual Hercília Henriques Moret, em Corrêas, também teve atividades comemorativas.
No dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante, pois foi o dia em que ocorreu a instalação dos primeiros cursos jurídicos do Brasil, através de lei sancionada pelo imperador Dom Pedro I, criando a Faculdade de Direito de São Paulo (atualmente integrada à USP) e a Faculdade de Direito de Olinda (hoje integrada à UFPE, em Recife). O evento, como deixou claro o presidente da APE, Diego Vieira, foi apartidário, sem envolver corrente política alguma às comemorações. A APE completa 57 anos hoje.
Yuri Moura, da Coordenadoria de Juventude, ressaltou que o evento serviu também para esclarecer as políticas para a área que o atual governo municipal tem realizado. “Estamos elaborando o Estatuto Municipal da Juventude, que será uma grande conquista para os petropolitanos. Já aconteceram quatro reuniões do Conselho Municipal do setor e continuamos em busca das melhores propostas. Uma delas é o Fundo Municipal da Juventude, que seria criado com base em descontos do Imposto sobre Serviços (ISS). A outra é a meia passagem intermunicipal para os estudantes que frequentam as faculdades de fora da cidade”, declarou ele.
Para fortalecer o futuro Fundo Municipal, Yuri disse que seria proposto para as empresas que já recebem incentivos fiscais do município reservar 15% das vagas para o primeiro emprego de jovens. “Com a juventude unida, o evento mostrou que a integração da APE, Coordenadoria e grêmios como o do Cenip, que é presidido pelo Pablo Souza”, disse ele. 
Hoje a ONU ainda comemora o Dia Internacional da Juventude e o Conselho Municipal de Juventude (CMJ) realiza o 1° Sarau Cultural de Petrópolis. O evento terá início às 17h, na Praça da Liberdade, e contará com apresentações de dança, música, poesias e intervenções teatrais. Além das apresentações, um varal de ideias será exposto, e nele qualquer jovem pode deixar sua mensagem, seja um protesto, um recado ou mesmo um poema.
Já na Praça Dom Pedro, a União da Juventude Socialista (UJS), a Juventude do PMDB, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ) e a União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (UEES-RJ) promoveram também comemorações pelo dia do estudante na manhã de ontem. Um panfleto distribuído por eles dizia que a APE não representou a voz dos estudantes nos últimos dois anos, o que era uma luta histórica dessa entidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros