LNCC faz seleção para o cargo de diretor geral

Tribuna de Petrópolis - 11/08/2011

LNNC está em Petrópolis desde 1998
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) abriu processo para a seleção do seu novo diretor. A recomendação do Ministério da Ciência e Tecnologia é de que, através de um comitê de especialistas, seja encontrado um nome para gerir a instituição pelos próximos quatro anos. O mecanismo diferenciado é comum para os cargos de direção das unidades de pesquisa. O especialistas vão buscar profissionais qualificados por meio de entrevistas. Ao fim da procura, o Comitê de Busca apresenta uma lista tríplice ao ministro, que no governo Dilma Rousseff é Aloízio Mercadante. Ele então escolhe um dos candidatos.
O comitê para o LNCC é presidido pelo professor doutor Evandro Mirra de Paula e Silva, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – Brasília (CGEE), e tem ainda os professores Márcio Arab Murad (LNCC), Nelson Ebecken (UFRJ), Sérgio Ferraz Novaes (UNESP) e Siang Wun Song (USP). O atual diretor do laboratório é Pedro Leite da Silva Dias, um especialista em Mudanças Climáticas, professor da USP e no cargo há 4 anos.
Poderão se candidatar, até o dia 30 de agosto, os pesquisadores e tecnologistas que atendam exigências como: competência profissional reconhecida para o exercício do cargo; visibilidade junto à comunidade científica; experiência administrativa; visão de futuro para a instituição; capacidade para tratar de questões científicas e outros temas relacionados à gerência da unidade; comprometimento com a execução do Plano Diretor 2011/2015 do LNCC.
Quem desejar participar do processo deve enviar uma carta de inscrição para o endereço presidente do comitê (que pode ser checado com o LNCC através do telefone 2233-6000), acompanhada de curriculum vitae do candidato e de um texto de até cinco páginas, descrevendo seu projeto de gestão e sua visão de futuro para a instituição.
O Laboratório Nacional de Computação Científica foi criado em maio de 1980, no Rio de Janeiro, a partir de um grupo de pesquisadores e tecnologistas do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Em 1998, o LNCC transferiu sua sede para Petrópolis, fixando-se no bairro Quitandinha, e ao longo dos anos tornou-se líder no Brasil e referência internacional na área de Modelagem Computacional, com relevante papel na área de formação de Recursos Humanos (Mestrado e Doutorado). O LNCC destaca ainda que desenvolveu uma relação muito próxima com a comunidade local, promovendo trabalhos de popularização do conhecimento na Região Serrana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros