sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Programa cria mutirão ecológico na cidade

Tribuna de Petrópolis - 05/08/2011

O primeiro dia de trabalho do grupo foi no último sábado, no Morin
A Coordenadoria de Juventude, vinculada à Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), lançou o programa Viva o Verde!, em parceria com o Conselho Municipal de Juventude (CMJ). O projeto tem a intenção de conscientizar a juventude local dos problemas ambientais no mundo e, por conseguinte, nos parques e trilhas ecológicas de Petrópolis. O primeiro passo foi dado no último sábado, com um mutirão ecológico na trilha do Castelinho, no Morin.

O trabalho voluntário teve como objetivo principal a limpeza da trilha que leva à conhecida montanha e um chamado para que os visitantes não poluam mais o local. Cerca de 30 jovens participaram da atividade, que contou ainda com o apoio da Comdep. A meta agora é desencadear uma série de ações para uma maior aproximação da juventude com o Meio Ambiente. O evento havia sido marcado para o dia 23 de julho e foi adiado por causa da chuva que caiu naquele dia.
“Iremos aproveitar as datas comemorativas, como o dia da árvore, para chamar a atenção de todos quanto à nossa responsabilidade na preservação de nossas riquezas naturais.” disse Yuri Moura, Coordenador de Juventude. A Coordenadoria de Juventude busca ainda parcerias com as secretarias do município e outras organizações para os próximos eventos.
Diversos eventos ecológicos foram realizados em todo o Brasil para a comemoração do Dia da Preservação das Florestas (17 de julho), e a Coordenadoria de Juventude aproveitou o momento para lançar este programa. “Em nossa cidade, temos diversos parques ecológicos e uma juventude muito atuante, numa semana como esta temos que mostrar que a juventude petropolitana sabe trabalhar em favor do meio ambiente”, enfatizou Yuri.
Caminhadas ecológicas, mutirões de preservação, palestras e atos pela conscientização do meio ambiente e atividades em comunidades, escolas e universidades estão previstos no cronograma do projeto até o mês de outubro. Em setembro, a coordenadoria vai promover um ato que irá incentivar o uso de bicicletas e outras atitudes que diminuam a emissão de gases danosos à saúde. A manifestação popular deve ser no dia 16, quando se comemora o dia internacional de preservação da camada de ozônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário