segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Projeto prevê ambulatório de especialidades na UPA

Tribuna de Petrópolis - 28/08/2011

No mês em que completam um ano, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da cidade recebem uma boa notícia: as instalações no terreno da UPA Centro darão lugar, enfim, a um novo ambulatório de especialidades. Segundo informações do governo municipal, o projeto está em fase de finalização. O espaço também terá um centro para capacitação de servidores da saúde, que pode funcionar em parceria com a Fiocruz.
O ambulatório de especialidades funciona atualmente na Avenida Dom Pedro I, número 185. O local tem atendimentos de segunda a sexta-feira. Lá estão as especialidades de alergia, imunologia, angiologista, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, clínica geral, dermatologia, gastroenterologia, geriatria, homeopatia, nefrologia, otorrinolaringologia e urologia. Algumas dessas áreas, no entanto, estão sendo prejudicadas pela falta de profissionais. A prefeitura promete que oferecerá também vagas aos médicos no próximo concurso, que terá o edital publicado ainda no mês de setembro.
No início do mês, o vereador João Tobias (PPS) defendeu a mudança de prédio do ambulatório, para que a população idosa, principalmente, pudesse ter melhores condições e teria ainda a facilidade de estar ao lado da UPA. Um outro benefício seria a instalação em um prédio próprio, deixando de pagar o aluguel de mais um imóvel. A secretaria de Saúde informou que o projeto para instalação do ambulatório de especialidades em um novo espaço está em fase de finalização.
Quanto ao espaço para educação permanente, a secretaria está estudando um convênio com a Fiocruz, já que essa entidade está trazendo para Petrópolis uma Escola Politécnica. Perguntada sobre esta possibilidade, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) disse que desconhece essa informação. Nem o Palácio Itaboraí, que pertence ao renomado instituto federal, estaria incluído no projeto mencionado pela secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário