sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Entidades e associações celebram estudantes

Tribuna de Petrópolis - 12/08/2011

Ontem foi comemorado o Dia do Estudante. Para celebrar a data, a Associação Petropolitana de Estudantes (APE), a Coordenadoria de Juventude de Petrópolis (ligada à Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania – Setrac) e o grêmio estudantil do Colégio Estadual Dom Pedro II promoveram um evento na instituição de ensino do Centro e reuniram dois mil estudantes de várias escolas do município. O vereador Thiago Damaceno (PV) representou a Câmara Municipal. O Colégio Estadual Hercília Henriques Moret, em Corrêas, também teve atividades comemorativas.
No dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante, pois foi o dia em que ocorreu a instalação dos primeiros cursos jurídicos do Brasil, através de lei sancionada pelo imperador Dom Pedro I, criando a Faculdade de Direito de São Paulo (atualmente integrada à USP) e a Faculdade de Direito de Olinda (hoje integrada à UFPE, em Recife). O evento, como deixou claro o presidente da APE, Diego Vieira, foi apartidário, sem envolver corrente política alguma às comemorações. A APE completa 57 anos hoje.
Yuri Moura, da Coordenadoria de Juventude, ressaltou que o evento serviu também para esclarecer as políticas para a área que o atual governo municipal tem realizado. “Estamos elaborando o Estatuto Municipal da Juventude, que será uma grande conquista para os petropolitanos. Já aconteceram quatro reuniões do Conselho Municipal do setor e continuamos em busca das melhores propostas. Uma delas é o Fundo Municipal da Juventude, que seria criado com base em descontos do Imposto sobre Serviços (ISS). A outra é a meia passagem intermunicipal para os estudantes que frequentam as faculdades de fora da cidade”, declarou ele.
Para fortalecer o futuro Fundo Municipal, Yuri disse que seria proposto para as empresas que já recebem incentivos fiscais do município reservar 15% das vagas para o primeiro emprego de jovens. “Com a juventude unida, o evento mostrou que a integração da APE, Coordenadoria e grêmios como o do Cenip, que é presidido pelo Pablo Souza”, disse ele. 
Hoje a ONU ainda comemora o Dia Internacional da Juventude e o Conselho Municipal de Juventude (CMJ) realiza o 1° Sarau Cultural de Petrópolis. O evento terá início às 17h, na Praça da Liberdade, e contará com apresentações de dança, música, poesias e intervenções teatrais. Além das apresentações, um varal de ideias será exposto, e nele qualquer jovem pode deixar sua mensagem, seja um protesto, um recado ou mesmo um poema.
Já na Praça Dom Pedro, a União da Juventude Socialista (UJS), a Juventude do PMDB, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ) e a União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (UEES-RJ) promoveram também comemorações pelo dia do estudante na manhã de ontem. Um panfleto distribuído por eles dizia que a APE não representou a voz dos estudantes nos últimos dois anos, o que era uma luta histórica dessa entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário