terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mais de 21 mil crianças imunizadas até sábado

Tribuna de Petrópolis - 02/08/2011

A campanha de vacinação contra o sarampo chegou ao fim no último sábado, com a realização do Dia D contra a doença. Iniciada no dia 18 de junho, a campanha foi estendida até o dia 30 de julho, para que a meta fosse atingida. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, 95% da faixa de um a sete anos foram imunizados, totalizando 21.101 crianças. O Setor de Epidemiologia do Centro de Saúde informou que esse número pode aumentar, já que alguns postos ainda não haviam enviado suas estatísticas até a tarde de segunda-feira.
Quem desejar ainda tomar a vacina pode se dirigir ao Centro de Saúde, que funciona das 8h às 17h.  Não há outra campanha prevista para breve nos estados que já tiveram a campanha contra o sarampo (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo). As demais unidades da federação terão campanha de 13 de agosto a 16 de setembro. A última morte por sarampo registrada no Estado do Rio de Janeiro foi em 1997.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, transmissível e contagiosa, muito comum na infância. A infecção é responsável pelo aparecimento de diversas manifestações clínicas, inclusive pelas perdas consideráveis de proteínas, gerando o quadro espoliante característico da infecção. Além disso, as complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário