Fogo já destruiu mais de 40 hectares de mata

Tribuna de Petrópolis - 20/08/2011

O fogo se alastrou da Ponte de Ferro até a estrada Petrópolis-Teresópolis
Um grande incêndio florestal atingiu mais de 40 hectares de mata no segundo distrito de Petrópolis. De acordo com moradores, o fogo começou por volta das 12h de ontem e, contando com a estiagem e a vegetação seca, se alastrou rapidamente em uma área de difícil acesso para os bombeiros. Até a noite de ontem, a vegetação ainda queimava, preocupando moradores de casas próximas. Novos focos de fumaça foram encontrados hoje pela manhã, dando mais trabalho aos bombeiros e brigadistas. O incêndio atingiu localidades do Bairro da Glória, Vista Alegre (Corrêas), Águas Lindas (Nogueira), Loteamento Samambaia, Humberto Rovigatti, Cascatinha, Alcobaça, Alcobacinha e Ponte de Ferro e chegou até a Rodovia Philúvio Cerqueira (Petrópolis-Teresópolis).
Dos 43 hectares de mata atingidos, cerca de 10 deles são no território do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o restante fica em Área de Proteção Ambiental (APA). Fizeram parte da operação seis viaturas, um helicóptero e 59 homens (25 bombeiros, 18 brigadistas do destacamento Previfogo e 6 brigadistas do Instituto Estadual do Ambiente - Inea).
“Novamente, agora em áreas diferentes dos focos anteriormente combatidos, o incêndio florestal atingiu pontos quase inacessíveis (2 horas de caminhada e escalada). Graças à ação rápida do coronel Brito, o envio do helicóptero foi fundamental para lançar água nos pontos desfavoráveis e deixar os combatentes nos topos. Até o momento (noite de ontem), somente os focos da região de Cascatinha ainda estão ardendo”, declarou o tenente coronel Rafael Simão, comandante do 15º GBM de Petrópolis.
Uma viatura composta por uma guarnição de seis bombeiros passou a noite no local como prevenção às residenciais próximas. Hoje nova avaliação da área deverá ser realizada, com o emprego de uma aeronave. “Todo o esforço também se deve a não permitir que o fogo vire a encosta e atinja uma região extremamente suscetível a incêndio florestal de alta complexidade de combate: o bairro Caxambu”, alertou o tenente coronel Simão.
Um posto de comando foi montado na Unidade Bombeiro Militar de Itaipava e outro  de comando avançado, com heliponto, em Samambaia. Uma das áreas mais próximas do incêndio foi a do Condomínio Vale das Samambaias, que possui mais de 40 casas. Agentes da 106ªDP ajudam os bombeiros a descobrir a origem do incêndio, que até a noite de ontem ainda não havia sido identificada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros