Último corpo encontrado no Vale do Cuiabá é enterrado: menino de 11 anos

Tribuna de Petrópolis - 28/12/2011

Somente ontem é que foi liberado o último corpo que estava no Instituto Médico Legal de Petrópolis de uma vítima já identificada da tragédia de janeiro. Yago Torres Lopes, de 11 anos,  teve a identidade confirmada através de um exame de DNA e pôs fim às buscas da sua avó, Maria Inês dos Santos Torres, e do seu pai, João Luis Lopes, que ontem mesmo levaram o corpo para o sepultamento, que ocorreu às 14h, no Cemitério de Itaipava.
O IML funciona nas dependências do Hospital Alcides Carneiro e teve um trabalho exaustivo em 2011. O trabalho de identificação dos desaparecidos ficou a cargo do Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense (IPPGF), da Secretaria de Estado de Segurança. De acordo com a Lista Nominal das Comunicações de Desaparecimento na Região Serrana, serviço vinculado ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e ainda disponível no site da entidade, o corpo de Yago foi o último a ter a identidade confirmada em meio a 68 comunicados de desaparecimento.
A chuva que provocou a grande tragédia da Região Serrana entre os dias 11 e 12 de janeiro de 2011 deixou mais de 900 vítimas, sendo 71 delas em Petrópolis. O menino desapareceu na localidade conhecida como Cantagalo, em um sítio de plantação de eucalipto. Ele tinha 1,40 m e era mulato claro, com dentes grandes na parte da frente, como consta no cadastro da Setrac e da Defesa Civil para os desaparecidos. As características do menino foram informadas pela avó.
Seis cidades contabilizaram vítimas na tragédia que está perto de completar um ano: Petrópolis, Teresópolis, Bom Jardim, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Nova Friburgo. E hoje, nesta última, o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, junto com o vice-governador Luiz Fernando Pezão, divulga o Plano de Ação para Prevenção dos Efeitos das Chuvas e anuncia a segunda etapa de reconstrução rural da Região Serrana. Na ocasião, o secretário apresentará os números do balanço das ações emergenciais e de recuperação implementadas pelos Programas Rio Rural e Estradas da Produção nos municípios atingidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros