Previsão de chuva forte na região até sexta-feira

Tribuna de Petrópolis - 27/12/2011 - com Fernanda Tavares

De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as chuvas se estendem por toda a semana. O tempo permanece instável inclusive nas praias da Região dos Lagos, para onde muitos petropolitanos viajam em busca de descanso. Até a passagem de ano, o volume de chuvas deve diminuir, segundo o meteorologista Henri Pinheiro.
“A previsão do tempo é uma estimativa e ganha maior confiabilidade a partir de 72 horas. É um pouco arriscado prever como será a virada do ano, mas creio que a chuva deve diminuir de intensidade. Ainda não é possível afirmar que haverá tempo firme. Nessa terça e quarta-feira, as chuvas terão maior volume. A tendência é de que se espalhe por todo o Rio de Janeiro. A semana no litoral será de tempo bastante fechado e pouco sol também”, comunicou Henri, que trabalha no Cptec.
As chuvas fortes podem cair sobre a Região Serrana até a próxima sexta-feira. Para hoje, a tendência é de que a temperatura fique estável em toda a Região Sudeste, com a possibilidade de pancadas de chuva no final da tarde no Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Amanhã, a chuva forte localizada deverá se concentrar no centro-oeste de SC, centro-oeste e noroeste do PR, MS, centro-oeste e norte de SP, Triângulo Mineiro, grande parte de MG (exceto o nordeste do estado), áreas serranas do RJ, norte do RJ, centro-sul e oeste do ES, GO, DF, TO, MT, sul do PA e do AM, AC e RO.
É importante ressaltar que a chuva forte prevista para a Região Sudeste será localizada e ocorrerá principalmente durante a tarde, noite e madrugada, devido ao forte aquecimento diurno. Esta característica é comum para esta época do ano, mas a chuva forte poderá ter alto poder destrutivo, dependendo da vulnerabilidade das áreas atingidas. A localização precisa e intensidade da chuva apenas poderão ser previstas com algumas horas de antecedência e apenas com a utilização de radares meteorológicos.
O aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê a ocorrência de acumulado significativo de chuva na Região Serrana até o início da tarde desta terça-feira. A previsão é de que em Petrópolis a temperatura máxima fique em 22 e a mínima em 18 graus. O tempo vai continuar nublado, mas podem ocorrer curtos períodos de sol. A probabilidade de chuva é de 87%. Amanhã, a instabilidade permanece e há 90% de chance de ocorrência de chuvas fortes na cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros