Comerciantes defendem vagas na porta das lojas

Tribuna de Petrópolis - 29/12/2011

Sem as vagas, o empresário José Viana viu o movimento despencar
A polêmica das vagas de estacionamento no Alto da Serra parece não ter fim. Empresários da região lembram que não foram consultados pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) sobre as mudanças, que teriam sido realizadas sem aviso prévio. E, após a concessão de uma liminar que obrigou a retirada das placas que proibiam o estacionamento na Rua Teresa e Rua Chile, comerciantes esperam que essa medida se mantenha, para que seus empreendimentos não voltem a ter prejuízo.
“O estacionamento na porta da loja ajuda. Tirando essas vagas daqui, diminui bastante o fluxo de clientes e as vendas, consequentemente. Para quem tiver que parar no shopping não compensa. Sem contar que não existe uma área próxima para carga e descarga. E quando chovia, os carros jogavam água na porta da loja, pois passam em velocidade elevada e não respeitam a faixa de pedestres”, informou Priscila Barreto, gerente de uma loja de máquinas no fim da Rua Teresa.
No dia 16, o vereador Luiz Eduardo da Silva, o Dudu, que preside a Comissão de Transporte e Trânsito da Câmara Municipal, coordenou uma reunião com os comerciantes e lojistas do Alto da Serra. O evento teve como objetivo ouvir a opinião dos empresários, que se sentiram prejudicados com as mudanças do trânsito no bairro da altura do shopping até o cruzamento com o Colégio Rui Barbosa, já na Rua Chile.
O empresário José Viana, que tem uma loja de revendas de automóveis, reclamou por não ter sido avisado previamente das mudanças e diz ter se surpreendido com as ações da CPTrans na localidade. “O ruim aqui perto da minha loja é que colocaram três áreas para carga e descarga muito próximas, sem haver necessidade. Na reunião com o vereador pedimos a volta de, pelo menos, 50% das vagas. Se conseguirmos isso será um grande negócio. Sem autorização do estacionamento os clientes não param e eu saio perdendo”, comentou ele.
José Viana ainda deixou uma sugestão: que o retorno da Travessa Batista de Castro só permitisse a passagem de veículos leves e que carretas, caminhões, ônibus e outros veículos pesados passassem pelo retorno na Avenida Coronel Albino Siqueira. “Essas mudanças já diminuíram um pouco os congestionamentos frequentes”, revelou o empresário. Um motorista também deu a sua versão para o que considera ser a causa dos congestionamentos.
“Quem vem da Rua Teresa, que é a via preferencial, perde essa condição favorável por causa do estacionamento do lado direito da pista. Quem vem da Rua Padre Feijó encontra a pista livre e acontece isso”, informou o motorista Nirácio Avellar, apontando para a fila de carros de quem seguia do Centro para o Alto da Serra através da Rua Teresa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros