Número de veículos dobra, mas o de ruas não

Tribuna de Petrópolis - 24/12/2011

A perspectiva para o futuro na cidade não é das melhores: em 2030 mais de 200 mil veículos devem estar nas ruas
Membro do Conselho Municipal de Transportes (Comutran) e presidente da Ação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF), o ex-gerente do Departamento de Logística e Transportes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Antônio Pastori, faz três sugestões para enfrentar os efeitos do rápido aumento da frota de veículos em Petrópolis.
“Creio que, infelizmente, essa situação só vai ficar pior. O número de veículos dobra, mas não é possível fazer o mesmo com a quantidade de ruas. Para isso, existem três coisas que podem ser feitas nos próximos anos e que ajudariam a solucionar este problema. Tem que planejar desde já. A primeira é descentralizar. É fazer com que as pessoas se desloquem menos. Atualmente, todos têm que vir para o Centro, então é preciso incentivar cada bairro para que seja autossuficiente e tenha opções de comércio e de serviços. Assim, diminui o tráfego na parte central da cidade”, diz.
E Pastori continua: “O segundo ponto é racionalizar o transporte coletivo. A maioria das pessoas anda de carro, pois a qualidade do transporte é ruim. Um sistema mais eficiente, com melhorias das linhas e horários de ônibus, já ajudaria bastante. Uma medida pontual e simples seria proibir que os ônibus parassem no Centro, fazendo com que todas as linhas que passam pelo local sejam circulares. E já vimos que a faixa seletiva torna mais rápido o transporte coletivo, mas a sua implantação foi fruto de três meses de discussão nas reuniões do Comutran”, explicou ele.
“Por último, sugiro a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT. Isso modificaria o fluxo de veículos. Petrópolis já teve bonde e funcionou muito bem. O VLT já existe em muitas cidades europeias e chegará ao Rio de Janeiro nos próximos anos. No Rio, serão seis linhas no centro da cidade, que provocarão uma melhora significativa no trânsito da região. O VLT na cidade começaria na antiga Fábrica da Dona Isabel, onde também desembarcaria o trem vindo da Serra Velha”, concluiu Antônio Pastori.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros