Ouvidoria dá orientações sobre direitos trabalhistas e recebe denúncias na rua

Tribuna de Petrópolis - 28/04/2011


O caminhão da ouvidoria recebeu 140 pessoas ontem, na Praça Dom Pedro: orientação sobre direitos trabalhistas e recebimento de denúncias

O Ouvidoria na Rua, projeto itinerante da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, esteve ontem em Petrópolis. O atendimento foi feito das 9h às 16h, na Praça Dom Pedro. A população pode tirar dúvidas relacionadas a questões trabalhistas como demissões, FGTS, benefícios, carteira sem assinatura, piso salarial, seguro-desemprego e rescisão contratual. Algumas denúncias também foram feitas. A ouvidoria recebeu 140 pessoas.
“Infelizmente, as pessoas são muito desinformadas e nos procuram para tirar dúvida sobre tudo. Entre os principais casos hoje, teve muita gente procurando informações sobre insalubridade. Encaminhamos também para o balcão de empregos aqui na cidade (Sine - Rua General Osório, 12 – Centro)”, disse Teresinha Pereira, técnica de Ouvidoria do Trabalho e responsável pelos atendimentos.
Procuradas pela reportagem, as pessoas que eram atendidas na praça não quiseram se identificar. A preocupação era sofrer alguma represália dos patrões. Uma mulher foi tirar dúvidas a respeito da carteira de seu marido, que não havia sido assinada. Ele trabalhou quase dois anos em uma empresa e, após pedir dispensa, tem dificuldades em receber os direitos trabalhistas.
A ouvidora Teresinha Pereira explicou o procedimento que é feito ao receber uma denúncia. “Nós pegamos o nome da empresa e também as identificações do responsável e do denunciante. Depois, entramos em contato com a empresa e tentamos resolver a pendência. Em 80% dos casos obtemos sucesso nas negociações. O que não conseguimos passamos ao Ministério do Trabalho, que tem poder para fiscalizar e autuar”, declarou ela.
Teresinha falou ainda que um importante canal de comunicação é o telefone da Ouvidoria do Trabalho. Por mês, são recebidas de oito a dez mil ligações através do telefone            (21) 2332-9999      .
“A conciliação é sempre a primeira medida, mas, quando necessário, os técnicos encaminham os processos à Superintendência Regional do Ministério do Trabalho para dar agilidade à solução dos casos. É importante ressaltar que os técnicos conseguem resolver o problema do trabalhador na maioria das vezes, evitando um processo mais longo na Justiça do Trabalho”, frisou o secretário estadual de Trabalho e Renda, Sérgio Zveiter, através de nota.
Esta é a quinta vez que a ouvidoria visita a cidade. Quatro delas foram na Praça Dom Pedro. Em setembro de 2010, a secretaria participou de uma ação social promovida pela Prefeitura no bairro Independência. O evento aconteceu após uma solicitação do prefeito ao governo estadual. A principal atividade foi a emissão de carteiras de trabalho. A ouvidoria volta a Petrópolis em julho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local

Os maiores campeões brasileiros