Novena de São Sebastião 2016 – 9º Dia

Novena de São Sebastião 2016
Tema – Misericórdia: caminho que une Deus e o homem
A Novena do Glorioso Mártir São Sebastião chegou ao fim nessa terça-feira com o seu nono e último dia. O sacerdote a presidir a celebração foi o padre Mário Coutinho, pároco na Igreja de São José, em Itaipava. Ele falou sobre o tema "Maria: Mãe da misericórdia". Também esteve presente o padre Gustavo. Vale registrar que nesses nove dias a igreja esteve sempre cheia, registrando grande participação dos paroquianos, mesmo com a chuva dos últimos dias.
Logo no início de sua homilia, o padre Mário chamou a atenção para um beija-flor que voava de um lado para o outro desde antes da missa. Ele disse que o coração dessa ave pode bater até 480 vezes por minuto (quando ela está em repouso) e esse coração representa 15% do volume corporal dela, a maior proporção entre todos os animais. É uma criatura divina, onde Deus expressa sua misericórdia possibilitando que uma ave tão frágil possa fazer tanto.
Observando também a imagem de Nossa Senhora da Piedade que fica na entrada da igreja, à esquerda, pode falar diretamente do tema. "Assim como Jesus está ali repousando no colo de Nossa Senhora, nós que passamos dias prostrados com doenças, cansaço e as batalhas diárias precisamos também desse colo de mãe. Maria é a mãe da misericórdia e é o que expressa essa imagem da Pietá", declarou.
"Nossa vida é marcada por dores, sofrimento, perdas e até dúvidas sobre as coisas de Deus. Onde está o amor de Deus perante a fome que o mundo passa? Nas tragédias que assolam os povos? Nas crianças que sofrem? Fazemo-nos inúmeras perguntas até percebermos que é ali que o amor de Deus se torna abundante, sendo a presença viva que nos conforta, nos leva adiante", enfatizou.
Ele lembrou que passamos a chamar Maria de mãe a partir do momento que Jesus a entregou ao discípulo que amava. "Diante da cruz nós sentimos pequenos, nossas dúvidas tornam-se pequeninas. Nossa Senhora permaneceu de pé até o fim quando o filho já agonizava na cruz. Ela incentivava o filho a dar sua vida por nós, mesmo sofrendo, pois sabia que a vontade do Pai era plena e sua misericórdia não falharia", disse.
O padre Mário falou que o fato de estarmos sempre trazendo Maria as nossos pensamentos e orações é porque precisamos aprender com ela a dimensão do verdadeiro amor. "Volte para nós o seu olhar, ó mãe. Que veja em cada um de nós um filho sofredor que precisa do seu carinho e afeto", bradou ele, que terminou sua reflexão com um momento de oração envolvido pela canção Onde o Espírito de Deus Está, da Comunidade Católica Colo de Deus. "Todos nós somos convidados a ter uma vida nova, ninguém está perdido".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros