quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Novena de São Sebastião 2016 – 2º Dia

Novena de São Sebastião 2016
Tema – Misericórdia: caminho que une Deus e o homem
No segundo dia da novena, recebemos um velho conhecido nosso. Quem veio nos falar sobre o tema escolhido para esta noite, “Igreja Católica: mãe amorosa de todos”, foi o padre João Rosa, nosso antigo pároco e hoje vigário na Paróquia São José de Itaipava e formador do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino. Mais uma vez a assembleia encheu a igreja para meditarmos mais um pouco acerca da misericórdia de Deus.
Padre João utilizou as leituras do dia para nos ajudar a entender melhor o tema proposto. Na primeira leitura, Ana, a mãe de Samuel, faz uma oração de súplica ao Senhor e foi atendida. “Precisamos compreender que a misericórdia de Deus é maior que nossos pecados, nossas faltas. Devemos ser coerentes com nossos propósitos e buscar essa graça”, alertou ele.
Lembrando uma das mensagens utilizadas pelo Papa Francisco nos últimos meses, disse que a Igreja precisa de reformas. Muitos entendem como uma mudanças nas doutrinas, mas a verdade é que a Igreja continua sendo a mesma. “A Igreja vai muito além de nossa capacidade de ver, perceber e julgar. Ser Igreja passa pelas pessoas e seus testemunhos, mesmo que muitos esbarrem em seus limites humanos”, complementou em seguida.
Uma marca de sua homilia foi a seguinte frase: “Não importa o que a Igreja é, importa como Cristo deseja que ela seja”. Assim, chegou ao evangelho, quando um homem possuído por um espírito ruim encontrou Jesus na sinagoga. Depois de ouvi-lo, Cristo expulsou o demônio e todos ficaram impressionados.
“Não somos santos, temos impurezas, mas encontrando com Deus nos damos conta das nossas falhas. A santidade dissolve dentro de nós as impurezas. Ela vence na medida que triunfamos sobre nossas limitações. Jesus Cristo veio para derrotar as impurezas, o joio, aquilo que nos impede o que de fato deveríamos ser”, enfatizou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário