Novena de São Sebastião - 4° Dia

Paróquia de São Sebastião do Indaiá

Pe. João incensando a imagem de São Sebastião
No quarto dia da Novena do Glorioso Mártir São Sebastião, o tema foi "José, o despenseiro de Deus" (Gn 39, 1-6. 45, 1-5). O sacerdote que nos visitaria hoje seria o Pe. Jardel, da Paróquia de São João Batista da Posse, mas ele está envolvido na assistência das vítimas da chuva e não pode vir. Portanto, quem fez a reflexão nesta sexta-feira foi o nosso pároco, Pe. João Rosa de Miranda.
O Pe. João fez um ótimo apanhado da história de José, que está descrita nos capítulos de 37 a 50 do Livro de Gênesis. Jacó, que ganhou o nome de Israel (aquele que luta com Deus), amava José mais do que os outros 11 filhos, porque este era o filho concebido na velhice. Ele foi vendido pelos irmãos, que tinham inveja dele, a ismaelitas que o levaram para o Egito. Lá, porém, foi abençoado por Deus e chegou ao posto de 1° ministro do Egito. Mas ele acabou caindo em uma armadilha e foi preso.
Como José tinha o poder de revelar os sonhos, conseguiu ajudar o faraó e assim foi solto. Voltando ao cargo de 1° ministro, pode ajudar os seus irmãos que não acreditaram que José tivesse chegado em tal posição. A história aqui, muito resumida, é fascinante quando acompanhada na Sagrada Escritura.
José é um tipo do Antigo Testamento que simboliza o Cristo. Jesus também foi vendido (por Judas), traído pelos irmãos (apóstolos) e passou por essa situação para salvar. Para finalizar, nosso pároco fez uso de uma passagem Carta de São Paulo aos Romanos (8,28): "Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local

Os maiores campeões brasileiros