Lixo, entulho e detritos nas margens do Piabanha

Tribuna de Petrópolis - 29/01/2011

O assoreamento do rio pode ser visto no trecho próximo ao Palácio de Cristal

Na Avenida Piabanha, em frente à antiga Secretaria de Saúde, lixo e entulho são acumulados no leito do rio que nomeia a via. Segundo os comerciantes do local, o trecho costuma ter enchente nas chuvas mais fortes e sofre também com a falta de dragagem. A grande quantidade de sujeira, incluindo garrafas plásticas e até uma placa de trânsito, é trazida pelo rio, também de outros pontos.
Logo depois do cruzamento com a Rua Montecaseros, para quem segue em direção às Duchas, existe uma lixeira, mas ao lado da mesma existe o despejo irregular de detritos. Os comerciantes dizem que o recolhimento na área é diário, o que não deixa que o lixo se acumule.
Atrás de um dos principais pontos turísticos de Petrópolis, o Palácio de Cristal, o assoreamento do rio também chama a atenção, assim como na confluência dos rios Quitandinha e Piabanha, mais à frente. O acúmulo sedimentar de areia, terra e detritos no rio diminui sua profundidade e causa a redução ou obstrução da correnteza.
A assessoria da Prefeitura informa que todo o trabalho de dragagem foi feito naquele trecho ainda no primeiro semestre de 2010. O governo municipal possui um cronograma de dragagens, em todos os rios da cidade, que é realizado durante todo o ano, apesar de muitos afirmarem que este tipo de trabalho deve ser feito apenas no inverno. O serviço de dragagem em Petrópolis é realizado com o apoio da Serla (Superintendência Estadual de Rios e Lagoas).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local

Os maiores campeões brasileiros