Prefeito homenageia e dá reajuste aos membros do Conselho Tutelar

Tribuna de Petrópolis - 19/11/2011

Paulo Mustrangi recebeu conselheiros e anunciou salário de R$ 900
Ontem foi dia do conselheiro tutelar e a comemoração veio com a divulgação de um balanço parcial do que já foi feito neste ano. O Conselho Tutelar realizou até o mês de outubro 2215 atendimentos. Os principais casos registrados foram negligência familiar, com 503 atendimentos, violência física (330), abandono familiar (123) e abuso sexual, com 97 ocorrências. Desse total, 493 atendimentos foram motivados por ação ou omissão do estado, 822 ação ou omissão dos pais e 800 pela própria conduta da criança ou do adolescente.
“Destaco o fato de que foram abrangidos 2284 crianças e adolescentes, sendo 1107 do sexo masculino e 1177 do sexo feminino. Até outubro, realizei atendimentos a 476 famílias e me sinto feliz em estar fazendo o trabalho que me realiza. Sei que o Conselho Tutelar nem sempre consegue atender as expectativas da sociedade, tendo em vista as limitações de seus membros e o grande número de atendimentos. O órgão é composto por seres humanos comprometidos com a causa da criança e adolescente e que carregam no coração o desejo de uma sociedade mais justa e melhor”, declarou Rodrigo Lopes, fazendo um balanço de suas atividades em 2011.
O Conselho Tutelar é formado atualmente por Rodrigo Lopes, Jaqueline Cleffs, Agnes Dalzini, Marcos Gonçalves e João Paulo, mas ele vai crescer no próximo ano. Com eleições marcadas para o dia 12 de fevereiro de 2012, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que organiza o pleito, abriu mais cinco vagas de conselheiro. Uma lei municipal criou mais um conselho destinado ao atendimento dos distritos. As inscrições terminaram ontem e tiveram 41 interessados. 
Em comemoração ao dia do Conselheiro Tutelar, o prefeito assinou o projeto de lei que reajusta em cerca de R$ 900 a remuneração dos conselheiros. A assinatura aconteceu ontem, na sede da prefeitura, e contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Paulo Igor. Satisfeito com o projeto, o conselheiro Agnes Dalzini ressaltou que a sociedade deve saber que o município conta com um prefeito que investe no âmbito social. De acordo com ele, nos últimos meses a prefeitura melhorou a estrutura física do conselho, a acessibilidade e as condições de trabalho. Já o conselheiro Rodrigo Lopes destacou que o reajuste valoriza os profissionais e dá mais estabilidade para o funcionário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local

Os maiores campeões brasileiros