Prefeito apresenta planos contra a dengue

Tribuna de Petrópolis - 22/11/2011

O prefeito e a secretária de Saúde receberam um grupo de servidores que trabalha no combate à dengue
A Prefeitura Municipal lançou ontem o programa Petrópolis Contra a Dengue, quando também apresentou o Plano de Contingência para Dengue no Município de Petrópolis (2011-2012). Foram exibidos dois vídeos que serão divulgados na televisão local e distribuídos folhetos e outras peças da campanha de comunicação que visa informar e mobilizar a população petropolitana.
A campanha tem como tema Não deixe a dengue subir a serra neste verão, o que reflete a mudança de hábitos do mosquito Aedes aegypti, que em outros tempos não chegava a incomodar os petropolitanos. Estiveram presentes no anúncio o prefeito, a secretária de Saúde Aparecida Barbosa, o secretário de Governo Charles Rossi, o secretário de Obras Stênio Nery e o presidente da Comdep Anderson Juliano.
O plano de contingência da dengue será atualizado a cada ano, como explicou a secretária Aparecida Barbosa. “O que for feito em 2012 será aprimorado para 2013 e assim sucessivamente. Temos 40 agentes de endemia e quase 300 agentes de saúde. Para o trabalho da Coordenação de Epidemiologia tivemos que contratar mais pessoas, que foram capacitadas e devidamente treinadas para a função. Se sentirmos necessidade de aumentar o efetivo, assim o faremos”, declarou ela.
Para a titular da pasta de saúde, os casos registrados na região do Cascatinha e no Meio da Serra no início deste ano não fazem parte de um fato isolado. “Os casos vêm subindo desde 2000, mesmo que aos poucos o mosquito já está se adaptando à cidade. Os agentes vão voltar aos locais onde o índice de casos estiver aumentando. O nosso foco, nosso objetivo principal com essa campanha, é promover uma mudança de cultura na população. É convencê-los de que o problema está por aqui também”, informou Aparecida Barbosa.
De acordo com ela, o erro de anos anteriores foi não ter contextualizado as campanhas de nível federal e estadual. “As ações nunca foram trazidas para a realidade dos petropolitanos. Queremos agora mostrar que o poder público está cumprindo a sua parte e a população deve nos seguir com essa campanha. Todos devem estar bem informados para enfrentar o mosquito”, enfatizou ela.
Quem também marcou presença no lançamento da campanha foi o vereador João Tobias (PPS). “O mosquito sempre existiu aqui na cidade. Em 1998, quando era secretário de Saúde do município, já teve registro de casos de dengue. O mosquito tem um poder de adaptação grande, a a campanha é para que o aumento dos registros não nos surpreenda. Oficialmente, tivemos um crescimento de 2000% do verão de 2009/10 para 2010/11, de 3 para 305 casos”, alertou ele.
O governo municipal pede que ao detectar ou desconfiar de focos de mosquitos o cidadão ligue para os telefones 2231-0841 ou 2291-1594 e fale com as autoridades sanitárias. O mosquito da dengue coloca seus ovos preferencialmente em água limpa e parada e, por esse motivo, é importante manter bem tampado todos os recipientes que retem água como cisternas, garrafas, latas de lixo e até a tampa do vaso sanitário. Mais informações no site http://www.riocontradengue.com.br/conteudo/index.asp.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local

Os maiores campeões brasileiros