Missa para lembrar Princesa Isabel

Tribuna de Petrópolis - 11/11/2011

Uma missa será celebrada neste domingo em memória aos 90 anos de morte da Princesa Isabel. O ato religioso será às 11h30, na Catedral São Pedro de Alcântara. O evento é organizado pelo Instituto Cultural Dona Isabel I – A Redentora, do Rio de Janeiro, e conta com o apoio da Fundação de Cultura e Turismo e da Prefeitura Municipal.
O historiador Lourenço Luiz Lacombe, que foi diretor do Museu Imperial por mais de 20 anos, descreveu, em um de seus textos, os últimos momentos da princesa. “Por fim debilitou-a uma grande fraqueza. Cumprira, aliás, sua missão. E a 14 de novembro de 1921 fechava para sempre aqueles olhos cheios da lembrança do Brasil (ela faleceu na França). Paralisava-se aquela mão, que com a pena de ouro e brilhantes, declarara a liberdade de uma raça. Falecia a grande filha de Pedro II”, diz um trecho.
A Princesa Isabel nasceu em 29 de julho de 1846 e foi a segunda filha de Dom Pedro II, mas assumiu o posto de herdeira do império com o falecimento do irmão Afonso Pedro de Alcântara, em 1847. Ela assumiu o trono em três ocasiões (1870/71, 1876/77 e 1887/88), sempre em períodos em que o pai estava viajando. Foi assim que, em 13 de maio de 1888, assinou a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil e lhe rendeu o título de A Redentora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local

Os maiores campeões brasileiros