Fonoaudiólogos: encontro marca os 30 anos da regulamentação da profissão

Tribuna de Petrópolis - 25/11/2011

Nanci Barillo: objetivo é discutir a saúde como promoção e não como doença
Amanhã será realizado o II Encontro Integrado de Fonoaudiologia de Petrópolis que comemora os 30 anos de regulamentação da profissão no Brasil. O evento acontece das 8h30 às 16h, no Salão Nobre da UCP. A inscrição para profissionais das áreas de Saúde e Educação é gratuita e deverá ser feita pelo telefone 2237-3616 (ramal 218) ou 22481907. As vagas são limitadas.
O primeiro encontro, realizado em 2010, ocorreu no Centro de Saúde. O Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono) pretende realizar seus encontros sempre próximos ao dia 9 de dezembro, data em que se comemora o profissional da área. O ofício, que existe desde 1920, só começou a ganhar reconhecimento na década de 1950, quando foi criado o primeiro curso de nível superior. Em 1981 veio a regulamentação. A data será comemorada em todo o país.
“Começamos resolvendo os problemas na escola, com pessoas que necessitavam de cuidados para aprender. Hoje, a atuação está mais ampla e atendemos creches, escolas, hospitais, empresas, telemarketing e até no jornalismo com profissionais da televisão. Nossa área de abrangência agora é muito grande e estamos nos firmando como profissionais da Saúde”, enfatizou Nanci Barillo, fonoaudióloga da secretaria municipal de Saúde.
As especialidades da fonoaudiologia são audição, linguagem, voz, motricidade oral, disfagia e fonoaudiologia educacional. “O primeiro encontro procurou reunir profissionais destas diferentes áreas para trocar experiências e se conhecerem.
Uma recente conquista destes profissionais, que são pouco mais de 100 em Petrópolis, foi a implantação da Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva pelo Ministério da Saúde, que atende todas as faixas etárias. Dentro do programa, tem se destacado a campanha pelo Teste da Orelhinha. O exame feito em recém-nascidos deve ser realizado pelo fonoaudiólogo. “Assim é possível detectar problemas antes, prevenir os casos e encontrar soluções eficazes com antecedência”, ressaltou ela.
O II Encontro Integrado de Fonoaudiologia de Petrópolis visa promover a área na rede pública do município e debater a relação do setor com uma melhor qualidade de vida para todos os indivíduos. Ele tem o apoio da prefeitura, da Universidade Católica de Petrópolis, da Unicred e da Telex. “O objetivo principal é discutir a saúde como promoção e não como doença”, resumiu Nanci Barillo, que ainda disponibilizou seus telefones para contato: 9395-6584 e 8808-5037.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local